Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8761
acessibilidade
Title: Arquitetura ou revolução: learning from the satellite: processos arquitetónicos: tradicionais vs digitais
Authors: Neves, Susana Aires Fonseca
Orientador: Pinto, Paulo Tormenta
Paio, Alexandra
Keywords: Processos arquitetónicos
Processos tradicionais
Processos digitais
Mark Burry
Participação
Processes in architecture
Traditional processes
Digital processes
Participation
Issue Date: 2014
Citation: NEVES, Susana Aires Fonseca - Arquitetura ou revolução: learning from the satellite: processos arquitetónicos: tradicionais vs digitais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8761>.
Abstract: presente trabalho de investigação aborda o processo arquitetónico centrado nas possibilidades e necessidades do arquiteto em utilizar um conjunto de ferramentas específicas que lhe permitem alcançar a solução conceptual. Na contemporaneidade o arquiteto tem ao seu dispor uma vasta variedade de novas tecnologias digitais para conceptualizar e construir os seus projetos. Este fato tem permitido caraterizar os processos arquitetónicos como tradicionais ou digitais. Focado nesta relação o trabalho que se apresenta tem como objetivo fazer uma caraterização dos dois processos através da análise do processo de Mark Burry para a Sagrada Família em Barcelona, Espanha. A descrição deste caso de estudo permitiu compreender o papel das novas tecnologias digitais nas várias etapas do projeto. Bem como, promover a sua utilização na vertente prática da unidade curricular de projeto final de arquitetura (PFA). Com base nos objetivos definidos e metodologia aplicada, o presente trabalho estrutura-se em três fases: (1) caracterização dos processos tradicionais e dos processos digitais, fundamentada numa breve descrição histórica e em exemplos a nível nacional e internacional; (2) análise do processo projetual de Mark Burry na Sagrada Família, como caso paradigmático da necessidade de aplicação prática de ambos os processos; e (3) a experimentação dos processos e suas etapas no projeto da Escola Básica de 1º Ciclo da Portela, Lisboa.
his research paper discusses the architectural process focusing on the possibilities and needs of the architect to use a specific set of tools that allow to achieve a conceptual solution. Nowadays the architect has a wide range of new digital technologies to conceptualize and build projects. This has allowed to characterize the architectural processes as traditional or digital. Focused on this connection the work presented here is aimed to make a characterization of the two processes by analyzing the process of Mark Burry for the Sagrada Família church in Barcelona, Spain. Through the description of this case of study it is possible to understand the role of digital technologies in various stages of the project. As well as promoting its use in practical aspects of the course Final Project in Architecture (PFA). Based on the defined goals and methodology applied, this paper is divided into three phases: (1) characterization of traditional processes and digital processes, based on a brief historical overview and examples on the national and international level; (2) analysis the design process from Mark Burry in the Sagrada Família church, as a paradigmatic case of the need for practical application of both processes; and (3) the testing of the processes and their steps in the project of a primary school (Escola Básica 1º Ciclo) at Portela, in Lisbon.
Description: Mestrado integrado em Arquitetura
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/8761
Thesis identifier: 201084635
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertacao Susana Neves.pdf149.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.