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http://hdl.handle.net/10071/8514
Autoria: | Santos, A. J. Monteiro, L. Sousa, T. Fernandes, C. Torres, N. Vaughn, B. |
Data: | 2015 |
Título próprio: | O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar |
Volume: | 28 |
Número: | 1 |
Paginação: | 186 - 193 |
ISSN: | 0102-7972 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/1678-7153.201528120 |
Palavras-chave: | Reduzido envolvimento social Pré-escolar Ajustamento psicossocial |
Resumo: | O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, tam- bém, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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