Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/8232
acessibilidade
Title: Implementação de boas práticas ITIL na gestão de recursos e configurações na Administração Local: um estudo de caso
Authors: Rocha, Clemente José Gomes da
Orientador: O’Neill, Henrique
Keywords: ITIL
Administração Pública Local
Estratégia da organização
Gestão de recursos e configurações
Processo de negócio
Tecnologias de informação
Issue Date: 2011
Citation: ROCHA, Clemente José Gomes da - Implementação de boas práticas ITIL na gestão de recursos e configurações na Administração Local: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8232>.
Abstract: A necessidade constante das organizações se adaptarem aos novos desafios e realidades, obriga a que sejam adoptadas metodologias que possibilitem às entidades realizar esse objectivo de uma forma organizada e planeada. A adopção das boas práticas do ITIL permite caminhar para uma gestão de recursos de uma forma uniforme e mais rentável, o que se adequa ao enquadramento político e financeiro que vivemos, sobretudo na Administração Pública Local. Este projecto incide sobre a adopção das boas práticas ITIL no processo de negócio de gestão de recursos e configurações e pretende dar resposta ao problema premente da gestão de bens de cariz tecnológico e que representa um dos maiores desafios deste tipo de organização. Neste processo de negócio, de gestão de recursos e configurações, partimos de uma situação que primava pela ausência de um inventário actualizado e organizado por critérios que se adequem à estratégia da organização. Foram definidas normas e procedimentos adequadas à implementação deste processo de negócio, bem como os respectivos indicadores para monitorização e auditorias para acompanhamento e adaptação do processo de gestão de recursos e configurações, adequados, quer à realidade actual, quer às novas necessidades da organização. Com a realização deste projecto, ficaram identificadas várias melhorias nomeadamente a normalização do processo para utilização por todas as equipas do serviço, a existência de um inventário fiável e permanentemente actualizado, a redução de erros nos processos de mudanças, e a implementação de indicadores de desempenho que possibilitam um planeamento baseado em critérios normalizados. Não nos foi possível aferir de uma forma efectiva nenhum dos indicadores, por falta de histórico, no entanto está já em curso o carregamento dos registos que irão permitir confirmar os ganhos de eficiência de gestão e financeira no curto, médio e longo prazo.
Description: Mestrado em Engenharia Informática/ Classificação ACM: K.6
URI: http://hdl.handle.net/10071/8232
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação - Clemente Rocha.pdf831.45 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.