Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8188
Autoria: Torres, N.
Freitas, M
Monteiro, L.
Antunes, M.
Santos, A. J.
Data: 2014
Título próprio: Interação social lúdica no pré-escolar: análise confirmatória da versão portuguesa da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS) para educadores
Volume: 12
Número: 1
Paginação: 57-65
ISSN: 1645-7927
DOI (Digital Object Identifier): 10.14417/lp.801
Palavras-chave: PIPPS
Jogo
Disrupção
Jogo cooperativo
Desconexão.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapazes com idades entre os 32 e os 78 meses (M=57.8; DP=9.7). Os resultados confirmam uma estrutura fatorial robusta de 3 dimensões, muito congruente com a versão original. Os fatores foram nomeados como Interação Positiva, Disrupção e Desconexão. Em termos gerais, este instrumento revela boas propriedades psicométricas e vem preencher uma lacuna na avaliação da competência social em idade pré-escolar. ABSTRACT The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Portuguese version of the Penn Interactive Peer Play Scale Scale (PIPPS) for teachers. This is a questionnaire of 32 items expressing children behaviors in the context of play activities with their peers. Participants were 21teachers of455 Portuguese children, 49.3% girls and 50.7% boys. The results suggest a robust factor structure of 3 dimensions, consistent with the original version. The factors were named Positive Interaction, Disruption and Disconnection in interactive play. Overall, this instrument shows good psychometric properties and fills a gap in the assessment of social competence with preschoolers.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publisher_version_LabPsicologia.pdf157,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.