Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/813
Autoria: Caria, Telmo H.
Data: Nov-1997
Título próprio: Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica
Número: Nº 25
Paginação: pp. 125-138
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Investigação etnográfica
Cultura profissional dos professores
Ethnography
Professional culture of teachers
Resumo: Visa-se com este artigo defender uma perspectiva anti-espontaneista e anti-empiricista do saber estar no trabalho de campo como meio de construção do conhecimento sociológico. Pretende-se atingir este propósito através da identificação dos efeitos mediadores dos conceitos de "contexto" e "cultura", usados pela antropologia social, conjugada com reflexões acerca duma experiência concreta de investigação etnográfica sobre professores do 2º ciclo do ensino básico.
This paper adopts an anti-spontaneist and anti-empiricist perspective of knowledge concerning the fieldwork experience as a means of constructing sociological knowledge. This purpose is pursued by the identification of the mediation effects of the concepts of "context" and "culture" used in social anthropology, in combination with reflections on a specific piece of ethnographic research, carried out with teachers of children in the 2nd level of basic education (between the ages of 10 and 12).
Cet article adopte une perspective antispontaneiste et anti-empiriciste du savoir être au travail de terrain pris comme un moyen de construction du savoir sociologique. Cet objective est poursuivie a travers de l"identification des effects médiateurs des concepts de "contexte" et "culture", utilisé par l"anthropologie sociale, et aussi a travers des réflexions à propos d"une expérience spécifique d"investigation ethnographique.
Se pretende con este artículo defender una perspectiva anti-espontánea y anti-empírica del saber estar en el trabajo de campo como medio de construcción del conocimiento sociológico. Se quiere alcanzar este propósito mediante la identificación de los efectos mediadores de los conceptos de "contexto" y "cultura", utilizados por la antropología social, conjugada con reflexiones sobre una experiencia concreta de investigación etnográfica sobre profesores del 2º ciclo de enseñanza básica.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5.pdf296,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.