Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8086
Autoria: Riscado, José Alexandre Marques
Orientação: Paulo, Carlos
Data: 2013
Título próprio: Odisseias mobile strategy
Referência bibliográfica: Riscado, J. A. M. (2013). Odisseias mobile strategy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8086
Palavras-chave: Mobile
Odisseias
Comportamento do cliente
Estratégias
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Strategies
Resumo: A evolução dos dispositivos móveis tem alterado a forma como as marcas pensam no consumidor. Hoje, a televisão não é mais o meio todo poderoso, são estes dispositivos móveis que se começam a assumir como os primeiros ecrãs dos consumidores, seja para pesquisa, redes sociais, vídeo, email, entre outros. Este estudo vai procurar definir a estratégia mobile da empresa Odisseias. Vamos analisar a melhor forma do mobile contribuir para o melhoramento da relação com o cliente, aumento da taxa de conversão de venda global (desktop, smartphone e tablet) e consecutivamente o aumento das vendas da empresa. Em primeiro lugar iremos conhecer a evolução do mobile ao nível nacional e internacional, detalhar o comportamento dos consumidores Portugueses em relação a este meio e por fim sugerir uma estratégia mobile que se mostre justa e adequada ao mercado da Odisseias. O estudo recorre a dados primários e secundários. Os primários vão ser recolhidos através da ferramenta Google Analytics no website Odisseias para justificar e apresentar ao leitor o comportamento dos clientes Odisseias desde o geral para o particular uso do mobile. Os dados secundários são recolhidos em 3 estudos mundiais: "Consumer Barometer" - IAB Europa, TNS e Google; "Bareme Internet" - Grupo Marktest; e "Our Mobile Planet" - Ipsos, Mobile Marketing Association, IAB, Google. Com estes dados conseguimos estudar intensivamente o comportamento dos clientes em Portugal, saber onde e quando usam o smartphone ou conhecer a percentagem de clientes que pesquisa por um produto ou serviço no smartphone antes de o comprar. Estes são alguns exemplos de comportamentos que nos vão ajudar a definir a melhor estratégia mobile para a Odisseias.
The evolution of mobile devices has changed the way brands think consumers. Today television is no longer the all powerful media, mobile devices are those beginning to take over as the first screen of consumers, wheter to research, social networks, video, email, among others. This study proposes to define the Odisseias mobile strategy. Let's look at the best way of mobile help improve the relationship with the customer and how it can increase conversion rates on sales, newsletter subscriptions and information sharing. Firstly we analyze the evolution of the mobile on a national and international level, detailing the behavior of Portuguese consumers in relation to this media and finally suggest a fairly and adequately mobile strategy. The study uses primary and secondary data, where the primary will be collected for Odisseias website through the tool Google Analytic to justify and introduce to the reader the Odisseias customers behavior from the general to the particular use of the mobile. Secondary data are collected in three global studies: "Consumer Barometer " - IAB Europe, TNS and Google; "Bareme Internet" - Group Marktest; and "Our Mobile Planet" - Ipsos, Mobile Marketing Association, IAB, Google. With these data we can study intensively the customers behavior in Portugal, knowing where and when they use the smartphone or know the percentage of customers who search for a product or service on their smartphone before purchase, this are some examples of behaviors that will help us define the best Odisseais mobile strategy.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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