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http://hdl.handle.net/10071/8055
Author(s): | Lopes, Angelique Bordalo Leão |
Advisor: | Carvalho, José Crespo de |
Date: | 2013 |
Title: | Redesenho de processos em healthcare aplicado ao circuito do medicamento da farmácia hospitalar do Hospital CUF Descobertas |
Reference: | Lopes, A. B. L. (2013). Redesenho de processos em healthcare aplicado ao circuito do medicamento da farmácia hospitalar do Hospital CUF Descobertas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8055 |
Keywords: | Value stream mapping Lean thinking Bloco operatório Desperdícios Operating room Waste |
Abstract: | Nos dias que correm, existe cada vez mais a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços
de saúde. Existem demasiadas lacunas associadas aos níveis de stocks, a ausência de
conhecimento dos processos, falhas na dispensação e contabilização dos fármacos. Portanto,
existe a necessidade de recorrer a uma filosofia que elimine o desperdício – Lean Thinking.
Esta filosofia orientará o desenvolvimento deste projeto, o qual apresenta como principal
objetivo a perceção do processo do circuito do medicamento, de modo a conseguir-se reduzir
o erro no débito dos fármacos.
A origem deste projeto, tem como base a tentativa de melhoria e a obtenção de eficácia nos
processos. O estudo incide em dois serviços hospitalares – a Farmácia Hospitalar e o Bloco
Operatório Central - do Hospital da CUF Descobertas do grupo José Mello Saúde.
Através da filosofia Lean e recorrendo a uma das suas ferramentas – Value Stream Mapping –
propõe-se a compreensão de todo o processo logístico associado ao circuito do medicamento.
Numa primeira fase será realizado um estudo exaustivo e pormenorizado do circuito do
medicamento, através de discussões diárias com os intervenientes do processo e de
observações diretas de cirurgias. Após a identificação dos principais desperdícios, são criados
e analisados os registos de débitos dos fármacos e posteriormente serão apresentadas
propostas de melhoria que mitiguem os desperdícios identificados. A terceira fase consiste na
análise e discussão dos resultados, onde será criada a situação futura ideal.
Finalmente serão apresentadas diversas melhorias nestes serviços, de modo a que os
processos se tornem mais eficientes e eficazes. In the current days there is an increasing need to improve the quality of healthcare services. There are too many loopholes associated with stock levels, weak interaction between the elements of the process, lack of staff training, lack of knowledge of the processes, failures in dispensing and accounting of medicines. Thus emerges the need to apply a philosophy that eliminates waste, such as the Lean philosophy. The development of this project is based on this philosophy, which has as main objective the analysis of the medicine circuit, so that new methods are introduced in order to reduce the error in accounting for medicines. Focusing on the perspective of improving and attempt to obtain the highest effectiveness of the processes motivated this project to exist. The study focuses on two main hospital services - the Hospital Pharmacy and the Operating Room - Hospital CUF's Descobertas Health Group José de Mello. Using one of the Lean philosophy tools - Value Stream Mapping - will be clearer to understand the whole logistics process associated with the medicines circuit. The project was divided into three distinct phases. Initially there will be a comprehensive and detailed study of the circulation of medicines, through daily discussions with the participant elements of the process and by direct observations of several surgeries. After identifying the main waste causes the data collected will be analysed and based on the information improvement proposals will be suggested and applied to mitigate the identified waste.The third phase consists on a global overview and commentary of the changing procedures, and finally will be created the future ideal state. Lastly, various improvements will be made to these services, so that the process becomes even more efficient and effective. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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