Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8036
Autoria: Antunes, A
Caetano, A.
Cunha, M. P.
Data: 2013
Título próprio: O papel do capital psicológico na criação de valor para as organizações
Volume: 12
Número: 3
Paginação: 2-10
ISSN: 1645-4464
Palavras-chave: Comportamento organizacional positivo
Capital psicológico
Capital humano
Capital Social
Resumo: A aplicação da positividade aos contextos organizacionais tem conhecido uma divulgação crescente, mas vê ainda questionada a sua pertinência para as ciências organizacionais. O objetivo deste artigo é analisar criticamente o papel do capital psicológico, constructo central do comportamento organizacional positivo, na criação de valor para as organizações. A partir da atual concetualização de capital psicológico, são examinadas as relações entre este constructo, o capital humano e o capital social, estes últimos reconhecidos pelo seu valor acrescentado para as organizações. É sugerida uma releitura das relações entre estas três formas de capital, assente na sua demarcação, mas também na sua eventual articulação e integração. Esta reflexão crítica é complementada com uma análise da evidência empírica disponível e dos seus contributos e limitações para a assunção do valor acrescentado do capital psicológico para as organizações.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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