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http://hdl.handle.net/10071/8015
Autoria: | Pereira, Cristina Maria Marques |
Orientação: | Oliveira-Brochado, Ana |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Gamplingexp: Glamping experience |
Referência bibliográfica: | Pereira, C. M. M. (2013). Gamplingexp: Glamping experience [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8015 |
Palavras-chave: | Ecoturismo -- Ecotourism Glamping GlampingExp Qualidade dos serviços -- Services quality Marketing experiencial Nova tendência Experience marketing New tendency |
Resumo: | A indústria turística tem sido até agora um dos sectores que mais tem contribuído para o
desenvolvimento da economia dos países e um dos sectores que tem apresentado as
maiores taxas de crescimento. Dentro da indústria turística um dos segmentos que mais
se tem desenvolvido é o Ecoturismo, um conceito introduzido em 1980 com o objectivo
de focar a sustentabilidade e a conservação da natureza, atraindo um segmento de
turistas diferente do turista tradicional que procura conceitos diferentes dos que
encontraria na hotelaria tradicional sendo um consumidor mais exigente e que procura
sobretudo afastar-se dos grandes centros urbanos.
Neste sentido e sendo o Glamping, a palavra resulta da aglutinação entre duas palavras
inglesas “Glamour” e “Camping”, o foco deste estudo importa perceber qual o conceito
deste novo tipo de turismo de luxo que combina o conforto de um Hotel com o contacto
privilegiado com a natureza. Percebendo qual o conceito em estudo importa igualmente
saber quais as motivações que levam os turistas a procurar este serviço para que se
possa segmentar em diferentes grupos de consumidores e ir de encontro ao que cada um
deles procura. Apenas desta forma será possível desenvolver a oferta e os serviços de
forma adequada e manter os clientes satisfeitos e sobretudo fidelizados.
Este estudo visa desenvolver uma ferramenta para avaliação das expectativas e
performance do serviço, útil para as unidades de Glamping em Portugal existentes e
novas que possam surgir, ferramenta essa denominada - GlampingExp – Glamping
Experience. Para o desenvolvimento do instrumento foram aplicados dois questionários,
um teve como objectivo a avaliação das expectativas de quem nunca tinha
experimentado este conceito e o outro para avaliação do serviço após a estadia numa das
unidades de Glamping. A amostra utilizada foi de 210 e de 166 inquiridos
respectivamente e os itens de avaliação foram 87 e 84 respetivamente utilizando uma
escala de Likert para os itens da qualidade.
As dimensões da qualidade que foram analisadas foram resumidamente a valorização do
contacto com a natureza, a gastronomia, a tangibilidade e o serviço.
Desta forma, conseguimos avaliar o que os consumidores procuram neste tipo de
turismo, avaliando as suas expectativas e ainda após prestação do serviço quais os itens aos quais foi atribuída uma maior importância. Conseguimos de uma forma global ter
uma percepção mais completa do que utilizando apenas um questionário para medição.
Após esta análise serão tomadas as devidas conclusões do estudo, da aplicabilidade do
mesmo e ainda todas as limitações e implicações para estudos futuros. The touristic industry has been so far one of the sectors that contributed most for the development of the economy as well as represented the biggest growth rates of all the economy sectors. Ecotourism is one of the segments most developed; the concept was introduced in 1980 with the focus in sustainability as well as nature preservation, attracting a different kind of tourists that up until now the traditional tourism has attracted. In this sense, Glamping being the focus of this study, we have to apprehend the concept of this new kind of luxury tourism that combines the comfort of a Hotel with the privileged contact with nature (the word Glamping is the result of the word “Glamour” and “Camping”). Realizing the real concept of this kind of tourism we will be on the path to understand the real motivations that bring tourists to this kind of service and to give them what they want. The main goal is to customize the services in the most adequate way in order to maintain the customer satisfied as well as loyal to the Glamping unit. With this study we like to develop a tool to evaluate the expectations as well as performance of all Glamping units in Portugal, this tool is a questionnaire called GlampingExp – Glamping Experience. For the development of this tool were created two questionnaires, the first had the goal of evaluating the expectations of those who had never experienced this type of touristic concept, the latter evaluated the service after the stay. The sample used was 210 and 166 respectively and the evaluation items were 87 and 84 respectively using a Likert scale for quality items. The quality dimensions evaluated were contact with Nature, Gastronomy, Tangibility and Service. We managed to evaluate what consumers are looking for in this type of tourism, evaluating their expectations and after their stay which are the items of greater importance to them. In general, we managed to have a more accurate perception using two questionnaires instead of only one. After the analysis we will take appropriate conclusions of this study, its applicability and all the limitations and implications for future studies. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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