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http://hdl.handle.net/10071/7964
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Title: O telejornal e o zapping na era da Internet: estudo do comportamento de editores e telespectadores nos jornais televisivos das 20 horas da RTP1, SIC e TVI (2006-2010)
Authors: Gomes, Adelino Clemente
Orientador: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra
Keywords: Telecomando
Zapping
Audiências
Velhos e novos média
Autonomia do campo
Próximo jornalismo
Agência
Responsabilidade ética
Remote control
Gatekeeper
TV news
Audiences
Old and new media
Autonomy of the field
Next journalism
Agency
Ethical responsibility
Issue Date: 2011
Citation: GOMES, Adelino Clemente - O telejornal e o zapping na era da Internet: estudo do comportamento de editores e telespectadores nos jornais televisivos das 20 horas da RTP1, SIC e TVI (2006-2010) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7964>.
Abstract: A partir do ―humilde rato aéreo‖ que é o telecomando (Bellamy & Walker, 1996: 2), fazemos uma viagem investigativa por audiências e editores jornalísticos televisivos. Através da aplicação de métodos quantitativos e qualitativos, recolhemos e analisamos dados – inéditos, uns; parcialmente inéditos, outros – dos quais retiramos indicações sobre a dimensão e motivações do zapping em Portugal e os seus efeitos na definição prática dos critérios de noticiabilidade e nos alinhamentos dos jornais das 20 da RTP 1, SIC e TVI. Revelamos ainda traços do perfil sociográfico e profissional dos gatekeepers, observados em tempo real nas tarefas de edição e emissão dos três telejornais. A partir da hipótese de uma confluência investigativa entre ―acesso‖ e gatekeeping mediáticos (Rosengren, 1997: 4 e 10; McQuail, 2003 [1987]: 120-142 e 486-488; McQuail e Windahl, 2003 [1993]: 178-180), problematizamos – enquanto ―diferentes faces da mesma moeda‖, mesmo que em ―cooperação conflitual‖ (Proulx, 2009) – o empoderamento, sem precedentes, dos públicos, no seu acesso aos velhos e aos novos média e os desafios que ele coloca ao gatekeeper profissional, confrontado com a necessidade de, preservando a autonomia do campo (Ryfe, 2009: 665-683), reconquistar a credibilidade perdida e reinventar o ―próximo jornalismo‖ (Kovach e Rosenstiel, 2007: 86-99 e 2010: 171). Traduzida no terreno, esta confluência representa-se num potencial espaço público global, marcado pela emergência de outras formas de gatekeeping, e cuja construção requererá (Bauman, 2004, 2007 [1995]; 2009; Silverstone, 1994, 2007) agência e assunção de responsabilidades éticas por parte dos diferentes actores do processo comunicacional: jornalistas, audiências, empresas, reguladores.
The ―humble air mouse‖ that is the remote control (Bellamy & Walker, 1996: 2), was the starting point of our research journey through audiences and television news editors. Using quantitative and qualitative methods we found indications as to the scale and reasons for zapping in Portugal and its effects on the practical definition of criteria for newsworthiness and on the 8 o‘clock news final choices on RTP 1, SIC and TVI. Some data we gathered are unpublished and some partly unpublished. We also gathered sociographical and professional profile features of the gatekeepers observed in real time when editing and broadcasting those three TV news programmes. Based on possible future confluence between media ―access‖ and ―gatekeeping‖ research theories (Rosengren, 1997: 4 and 10; McQuail, 2003 [1987]: 120-142 and 486-488; McQuail and Windahl, 2003 [1993]: 178-180), we stress – as ―different sides of the same coin‖, albeit in ―conflictual cooperation‖ (Proulx, 2009) – the unprecedented empowering of audiences in their access to old and new media and the challenges it poses for the professional gatekeeper, faced with the need, while safeguarding the autonomy of the field (Ryfe, 2009: 665-683), to regain lost credibility and reinvent the ―next journalism‖ (Kovach and Rosenstiel, 2007: 86-99 and 2010: 171). On the field, this confluence is represented in a new global public sphere, whose construction requires (Bauman, 2004, 2007 [1995]; 2009; Silverstone, 1994, 2007) agency and assumption of responsibilities by the various actors in the communication process: journalists, audiences, companies, regulators.
Description: Doutoramento em Sociologia, Especialidade em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10071/7964
ISBN: 978-989-732-444-4
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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