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http://hdl.handle.net/10071/7961
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Title: Limited edition : metodologias de produção digital e industrial na conceção de elementos singulares em arquitetura
Authors: Meneses, Hugo Miguel Telo de
Orientador: Saldanha, José Luís
Eloy, Sara
Keywords: Arquitetura
Arquiteto
Bauhaus
Caixilho
Fabricação digital
Janela
Madeira
Protótipo
Architect
Window frame
Digital fabrication
Window
Wood
Prototype
Issue Date: 2013
Citation: MENESES, Hugo Miguel Telo de - Limited edition : metodologias de produção digital e industrial na conceção de elementos singulares em arquitetura [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7961>.
Abstract: A escola Bauhaus, representativa expressão do Modernismo, aliava arquitectura, artesanato e artes. “Era objectivo da Bauhaus formar pessoas com talento artístico para serem designers na indústria, artesãos, escultores, pintores e arquitectos.” (Gropius, 2004, p. 37). O desenho de produtos, na óptica de produção industrial, tinha realce e a máquina era valorizada. A pedagogia da escola reflectia uma determinação em abarcar o contexto tecnológico e industrial então presente. De índole comparável, a fabricação digital delineia instrumentos e ferramentas no auxílio à prolificação mecânica e experimental de peças. Juntos simbolizam métodos de produção onde a criação maquinizada, industrial, aliada a novos moldes de ensino académico, permite o desenho e pormenorização de elementos que, pelas suas peculiaridades, respondam a distintos fundamentos e circunstâncias. A distância entre o trabalho manual e o fabrico industrial esbate-se. Aquilo que aponta esta investigação é a materialização e concepção real de um protótipo de caixilho em madeira, único e limitado ao contexto empregue, que elucide tais metodologias e processos de trabalho. A escolha da peça reflecte a intenção atestada na investigação de elementos que possam em si desenhar e transformar o paradigma de como um espaço e obra se expõem a determinado lugar, universo. A máscara do edifício que irremediavelmente separa duas realidades, a exterior e interior, apenas quebradas pelo contacto visual, físico e material que se consagra pelos rasgos e aberturas da mesma. As janelas. O arquétipo e símbolo de passagem, ligação, limite. O estudo desta temática conferiu ao traçado do caixilho um valor e saber essencial no modo como responde às premissas predeterminadas. Para produção do protótipo recorro à fabricação digital, mais concretamente a ferramentas que auxiliem o esboço e especificação do mesmo. Os croquis, posteriores desenhos rigorosos, modelos digitais e fabrico de peças absorveram os desfechos da investigação a esta disciplina tecnológica, os seus laboratórios, pedagogias, metodologias, projectos e experiências. A ideia manifestada evidencia a capacidade, prontidão e oportunidade que estes instrumentos e lógicas oferecem à arquitectura, assim como a tantos outros campos artísticos e até mesmo científicos. A investigação presente oferece uma visão muito própria e pessoal sobre elementos singulares e pormenorizadas, capazes de trasladar e personificar uma arquitectura original, e métodos de produção industrial, manual e digital, aptos a criar esses mesmos elementos. A sua aplicabilidade traduz-se na teorização e criação do modelo de caixilho anotado. No entanto, não limita o desejo em aplicar tais conhecimentos e práticas a dissemelhantes elementos e processos de fabrico. A peça apenas ilustra uma lição prática e infindável da teoria estudada. Cabe ao leitor intelectualizar os exemplos e doutrinas expostas a fim de ele próprio poder conceptualizar e aferir os seus produtos.
The Bauhaus school, an important expression of the Modernism, associated architecture, craftwork and arts. “It was Bauhaus’ objective to form people with artistic talent to become industrial designers, artisans, sculptors, painters and architects.” (Gropius, 2004, p. 37) – author’s translation. The design of products, in an industrial optics, had enhancement and the use of machinery was appreciated. The school’s pedagogy reflected a determination in covering the then present technological and industrial contexts. In the same way, digital fabrication delineates instruments and tools to assist in the mechanical and experimental proliferation of objects. Together they symbolize production methods where the robotic, industrial creation, allied to new teaching molds and concepts, allows the design and detail of elements that, by their peculiarities, respond to distinct basics and circumstances. In this context, the distance between handicraft and industrial fabrication diminishes. The investigation points the development and materialization of a unique wooden casement prototype that responds to its implied context and alludes, through its conceptual course, such methodologies and labor processes. The selected object reflects the intention in investigating elements that themselves transform the paradigm on how a space or building is exposed to a specific place or universe. The archetype and symbolic meaning of the window, as a passage, connection and limit. The study of this thematic conferred the casement design an essential value and knowledge in how it responds to the predetermined assumptions. For the production of the prototype I resort on digital fabrication, more specifically on tools that aid its outline and construction. The manifested idea emphasizes the capability, readiness and opportunity that these instruments and logics offer to architecture, as to other artistic or even scientific fields. This thesis grants a very keen and personal vision on unique and detailed elements, capable of transcribing and personifying an original architecture, and industrial, manual and digital fabrication methods able to create such elements. Its applicability reflects in the theorization and creation of the casement model. However, the study doesn’t edge the desire in applying such knowledge and practice to dissimilar objects and fabrication processes. The prototype merely illustrates a practical and endless lesson of the studied theory. It’s up to the reader to intellectualize the displayed examples and doctrines in order to be able to conceptualize and assess his own products.
Description: Mestrado integrado em Arquitetura
URI: http://hdl.handle.net/10071/7961
Thesis identifier: 201082110
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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