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http://hdl.handle.net/10071/7907
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Title: Empreendedorismo em São Tomé e Príncipe: avaliação do potencial empreendedor jovem
Authors: Santiago, Ludmila Cirana Afonso
Orientador: Ramalho, Nelson
Keywords: Empreendedorismo
Potencial empreendedor
Estudantes
Contexto empreendedor
Entrepreneurship
Entrepreneur potential
Youth
Entrepreneurial context
Issue Date: 2012
Citation: SANTIAGO, Ludmila Cirana Afonso - Empreendedorismo em São Tomé e Príncipe: avaliação do potencial empreendedor jovem [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7907>.
Abstract: O empreendedorismo é uma actividade reconhecidamente central na renovação e crescimento das economias com base em alicerces sustentáveis. Há múltiplas indicações de que economias como a de São Tomé e Príncipe podem beneficiar grandemente deste tipo de actividade. Considerando que há todo um processo pedagógico associado ao desenvolvimento de competências que sustentam a actividade empreendedora, o estudo focou o empreendedorismo precoce nos jovens santomenses nomeadamente na avaliação do potencial empreendedor de jovens estudantes do ensino secundário. Com base em 266 inquéritos IAPE, os resultados mostram que, embora careça de ajustamentos, há uma estrutura latente que permite utilizar este instrumento de avaliação do potencial empreendedor para efeitos de diagnóstico, e que os valores obtidos junto desta população se encontram dentro do desejável havendo, porém, diferenças de género que podem ser visadas pela política de fomento do empreendedorismo em São Tomé e Príncipe. O papel do contexto surge assim como o mais central para enquadrar a discrepância entre o potencial empreendedor e a actividade empreendedora observada.
Entrepreneur activity is widely acknowledged as a central issue in the renewal and growth of economy on sustainable grounds. There are multiple indicators that economies such as the one of S. Tome and Principe, would greatly benefit from this sort of activity. Considering that there is an entire pedagogical process underlying the development of competencies leading to entrepreneur activity, the present study focused the youth entrepreneurship in high school students from S. Tomé and Principe, namely, the assessment of their entrepreneur potential. With a sample of 266 IAPE surveys, findings show that, although adjustments are needed, there is a similar latent structure that allow us to use IAPE as an entrepreneurship potential assessment instrument, and that the values obtained in this sample fall within the desirable range although gender differences were observed and may be targeted at the policy making level to boost S. Tome and Principe entrepreneur activity. The role of context is thus the emerging issue to better understand the gap between the entrepreneurship potential and the observed entrepreneur activity.
Description: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos/ JEL: L26
URI: http://hdl.handle.net/10071/7907
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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