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Author(s): Luís, Conceição Maria Guerreiro Timóteo Gabriel
Advisor: Sousa, Cristina
Date: 2012
Title: Spin-offs académicas: O contributo da gestão de recursos humanos na promoção da criatividade: Estudo de caso da comunidade IST Spin-off ®
Reference: Luís, C. M. G. T. G. (2012). Spin-offs académicas: O contributo da gestão de recursos humanos na promoção da criatividade: Estudo de caso da comunidade IST Spin-off ® [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7861
Keywords: Criatividade -- Creativity
NEBT
Gestão de recursos humanos
Liderança
Motivação
Clima organizacional -- Organizational climate
NTBFs
HRM
Leadership
Motivation
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo fazer um estudo do impacto da Gestão dos Recursos Humanos na promoção da criatividade em novas empresas de base tecnológica, com origem no meio académico, através do estudo de caso de 18 empresas da Comunidade IST Spin-off. Pretende-se avaliar o contributo das práticas de GRH, nomeadamente recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, recompensas e benefícios e gestão do desempenho, na promoção da criatividade e consequente vantagem competitiva das novas empresas de base tecnológica. Entrevistas exploratórias, realizadas com o objetivo de definir, concretamente, quais as práticas de GRH cujo contributo teria maior peso na promoção da criatividade nas empresas em estudo, apontaram questões ligadas ao comportamento individual e organizacional. Aspetos associados à liderança, motivação, clima organizacional são sugeridos como potenciais indutores de promoção da criatividade nas NEBT.
This dissertation aims to study the role of Human Resource Management in promoting creativity in small technology-based companies, originating in academia, through the case study of companies whose founders belong or belonged to IST. It is intended to assess the contribution HRM practices , including recruitment and selection, training and development, rewards and benefits and performance management, in fostering creativity and success of new technology-based companies. Exploratory interviews, conducted with the aim of define the most relevant HRM practices in the promotion of firms’ creativity, redirected the research to issues more related to individual and organizational behavior. Aspects associated with leadership, motivation, organizational climate proved to be as potential inducers of promoting creativity in NTBFs.
Department: Departamento de Economia Política
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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