Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7786
Autoria: Ferreira, Ana Paula Gonçalves
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 2013
Título próprio: In2Museum: Nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
Referência bibliográfica: Ferreira, A. P. G. (2013). In2Museum: Nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7786
Palavras-chave: Museografia interactiva
Aplicação multimédia -- Multimedia application
Design de exposições
Exposição online
In2Museum
Fundação Portuguesa das Comunicações
Museu das Comunicações
Museu virtual
Museum 2.0
Património cultural -- Cultural heritage
Plataforma multimédia
QR codes
Media sociais -- Social media
Web 2.0
Exhibition design
Online exhibition
The Portuguese Communications Foundation
Interactive museography
Communications Museum
Virtual museum
Museum 2.0
Multimedia platform
Resumo: No presente trabalho, pretendemos lançar reflexões e contributos para a discussão de um novo conceito de plataforma multimédia, partindo da análise de diversos casos de referência. Deste modo, apresenta-se o estudo que conduziu ao desenvolvimento da proposta para a nova plataforma In2Museum para o Museu das Comunicações (MC). Este projecto fundamenta-se na oportunidade que a Internet, as redes sociais online e os novos media podem facultar a comunicação em rede, a expansão do espaço físico e a interacção com os públicos. A In2Museum tem como objectivo proporcionar à instituição uma comunicação mais eficiente e eficaz, que permita divulgar património cultural material e imaterial, promover a participação activa do público e aquisição do conhecimento através do saber/entretenimento. A In2Museum visa desenvolver sinergias entre o Museu das Comunicações e o Arquivo Municipal de Lisboa – Núcleo Fotográfico (AML), com novos parceiros e público(s). O elo de ligação e interacção entre eles é a colecção de desenhos a tinta-da-china de chafarizes de Lisboa, do Museu das Comunicações. Assim, o chafariz é o elemento chave, o qual permite desenvolver uma plataforma multimédia modular num ambiente comunicacional Web 2.0 com recurso a QR Code. Pretende-se que a evolução esteja sempre presente, bem como, a partilha de informação técnico-científica e/ou histórias sociais relevantes de forma a contribuir para a promoção universal do património cultural local através de uma divulgação global.
In the present work, we plan to launch reflections and contributions to the discussion of a new concept of multimedia platform, based on the analysis of several case studies. Thus, we present the study that led to the development of the proposal for the new platform In2Museum to the Communications Museum (MC). This project is based on the opportunity the Internet, online social networks and new media can provide to the network communication, the expansion of space and interaction with the public. The In2Museum aims to provide the institution with the means to communicate more efficiently and effectively, enabling discloser of material and immaterial cultural heritage, promote active public participation and acquisition of knowledge through learning / entertainment. The In2Museum aims to develop synergies between the Communications Museum and the Photo Centre of the Municipal Archive of Lisbon (AML), with new partners and audience(s). The liaison and interaction between them is a collection of china-ink drawings of Lisbon´s fountains, belonging to the Museum of Communications. Thus, the fountain is the key element, which allows developing a multimedia modular platform in a Web 2.0 communication environment using the QR Code. It is intended that the evolution is always present, as well as the sharing of scientific and technical information and / or relevant social stories that can contribute to the universal promotion of local cultural heritage through a global disclosure.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_ana_goncalves_ferreira.pdf
  Restricted Access
3,21 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.