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http://hdl.handle.net/10071/774
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Title: Ensino privado em Portugal: contributo para uma discussão
Authors: Grácio, Sérgio
Keywords: Ensino privado (séculos XIX e XX)
Private education (19th and 20th century)
Issue Date: Sep-1998
Publisher: CIES-ISCTE / CELTA
Abstract: Procura-se aqui contribuir para o equacionamento de algumas questões ligadas à reivindicação da liberalização do ensino. A discussão tem lugar essencialmente a partir de duas vertentes. Por um lado examina-se a noção de bolsa de escolas, avançada com bastante insistência pelos defensores da liberalização. Por outro lado analizam-se algumas dinâmicas de desenvolvimento dos ensinos privado e público em Portugal. Procura-se apreender diversas configurações históricas do jogo das suas relações recíprocas, destacando os perfis das suas procura e oferta, da natureza da acção do Estado e da utilização de que têm sido objecto.
This article attempts to make a contribution to the understanding of a number of issues connected with the desire to liberalize education. The discussion has two main aspects. On the one hand we examine the idea of a schools bourse or pool, which those who defend liberalization advocate with some insistence. At the same time we examine the development patterns of private and public education in Portugal. We seek to capture and understand the different historical forms which the relationship between them has assumed, laying emphasis on supply and demand patterns, on the nature of state intervention and of the use which has been made of it.
L’on cherche ici à contribuer à la mise en équation de certaines questions liées à la revendication de la libéralisation de l’enseignement. La discussion a lieu essentiellement à partir de deux versants. D’un côté est examinée la notion de bourse d’écoles, avancée avec assez d’insistance par les défenseurs de la libéralisation. D’un autre côté sont analysées certaines dynamiques de développement de l’enseignement privé et public au Portugal. L’on cherche à appréhender diverses configurations historiques du jeu de leur relation réciproque, soulignant les profils de leur offre et de leur demande, de la nature de l’action de l’État et de l’utilisation dont ils font l’objet.
Se procura aquí contribuir para el ecuacionamiento de algunas cuestiones ligadas a la reivindicación de la liberalización de la enseñanza. La discusión tiene lugar esencialmente a partir de dos vertientes. Por un lado se examina la noción de bolsa de escuelas, avanzada con bastante insistencia por los defensores de la liberalización. Por otro lado se analiza algunas dinámicas de desarrollo de las enseñanzas privada y pública en Portugal. Se procura recoger configuraciones históricas diversas del juego de sus relaciones recíprocas, destacando los perfiles de su oferta y demanda, de la naturaleza de la acción del Estado y de la utilización de que han sido objetos.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/774
ISSN: 0873-6529
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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