Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7738
Autoria: Carvalhão, Maria João Fradique Felino
Orientação: Pena, Maria João
Data: 2013
Título próprio: O serviço social e o abandono escolar no ensino superior
Referência bibliográfica: Carvalhão, M. J. F. F.(2013). O serviço social e o abandono escolar no ensino superior [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7738
Palavras-chave: SAS Serviços de Ação Social
Assistente social
Abandono escolar
Ensino superior
Bolsas de estudo
Capitação
Democrático
Relação de ajuda
Entrevista de ajuda
SAS Social Action Services
Social worker
Dropout
Higher education
Scholarships
Capitacion
Democratic
Relationship help
Interview help
Resumo: Este trabalho é uma dissertação que procura demonstrar a evolução do ensino e dos serviços de ação social nas últimas décadas em Portugal. Esta evolução foi sendo feita no sentido de atingir cada vez mais um ensino acessível a todos de modo a proporcionar oportunidades mais iguais e justas independentemente da origem socio-económica ou aspetos individuais de cada um, ou seja, um acesso ao ensino mais democrático. A abertura do Ensino Superior em Portugal verificou-se na década de 70, com a recuperação da democracia em Portugal, onde o ensino se tornou acessível a qualquer um que apresenta-se o aproveitamento escolar necessário para ingressar na universidade, o critério de seleção passou a ser o mérito. No entanto, a frequência no ensino superior envolve custos como é o caso do pagamento da propina, neste sentido, os Serviços de Ação Social têm como uma das suas funções a atribuição de bolsas a alunos que não apresentem rendimentos suficientes para frequentar o ensino superior, de modo a integrar o máximo de alunos possível que carecem de condições socio-económicas para o fazer. Verifica-se ao longo deste trabalho que os assistentes sociais que pertencem a estes serviços, têm uma função de extrema importância no acompanhamento e na integração destes alunos ao longo do seu percurso académico, estando sempre disponíveis para compreender todas as suas dificuldades e ajudá-los a encontrar o seu próprio caminho. O prepósito final deste trabalho, é compreender a razão pela qual alunos que se candidatam a bolsa no sentido de prosseguirem os seus estudos, continuam a ser excluídos dessa possibilidade. Neste sentido, através da análise das entrevistas vamos tentar compreender as dificuldades que estes encontram ao longo do seu processo de atribuição de bolsa e também ao longo do seu percurso académico e o que os levou ao abandono.
This work is a dissertation that seeks desmonstrate the evolution of education and social work services in recent decades in Portugal. This evolution was being made towards achieving an increasingly education accessible to all in order to provide more equal opportunities and fair independently on the origin or socio-economic aspects of each individual, that means, a more democratic access to education. The opening of Higher Education in Portugal occurred in the 70s, with the restoration of democracy in Portugal, where education has become accessible to anyone who presents the educational attainment required to enter university, the selection criteria became be merit. However, the frequency in higher education involves costs such as the payment of tuition fees, this sense of Social Services has as one of its functions the provision of scholarships to students who do not have sufficient income to attend higher education, to incorporate the maximum possible students who lack socioeconomic conditions to do so. There is in this work that social workers belonging to these services, have a very important role in monitoring and integrating these students throughout their academic career and is always available for all to understand their difficulties and help them find your own way. The final provost of this work is to understand why students who apply for scholarship in order to pursue their studies, remain excluded this possibility. Thus, through an analysis of the interviews we try to understand the difficulties they encounter along their scholarship award process and throughout his academic career and what led to the abandonment.
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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