Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/773
Autoria: Estêvão, Carlos A. Vilar
Data: Set-1998
Título próprio: A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
Número: Nº 27
Paginação: pp. 117-127
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Privatização
Qualidade total
Privatization
Total quality
Resumo: Parte-se da análise do fenómeno da privatização na educação e da qualidade da gestão privada para se questionar, num primeiro momento, a imputação apriorística dos padrões de qualidade ao ensino privado dentro do contexto mais amplo das políticas neoliberais aplicadas à educação. Num segundo momento, analisar-se-á esta mesma problemática tendo em conta o contexto português e, designadamente, algumas tentativas actuais para inverter o paradigma de excelência tradicionalmente alocado no ensino público a favor, agora, do ensino privado. O artigo termina com uma análise à privatização da qualidade e suas implicações em termos de "privação" de direitos.
This text examines the phenomenon of privatization in education and the quality of privately managed education in order to question, in the first instance, the a priori attribution of quality standards to private education in the wider context of the neo-liberal policies which have been applied to education. Secondly, these issues are examined in the specific Portuguese context, and in particular we look at some current attempts to apply the concept of excellence, traditionally allocated to public education, in favour of private education. The article concludes with an analysis of the privatization of quality and its implications in terms of "privation" of rights.
En partant de l’analyse du phénomène de la privatisation en éducation et de la qualité de la gestion privée, on questionnne, dans un premier temps, l’imputation aprioristique des patrons de qualité à l’enseignement privé dans le context plus ample des politiques néoliberales appliquées à l’éducation. Dans un deuxième temps, on analyse cette problématique tenant compte du contexte portugais et, notamment, de quelques tentatives actuelles pour invertir le paradigme de l’excellence traditionnellement associé à l’enseignement public en faveur, à l’heure actuelle, de l’enseignement privée. Cet article termine par l’analyse de la privatisation de la qualité et de ses implications em termes de "privation" de droits.
Se parte del análisis del fenómeno de la privatización en la educación y de la calidad de la gestión privada para cuestionarse, en un primer momento, la imputación apriorística de los patrones de la calidad a la enseñanza privada dentro del contexto más amplio de las políticas neoliberales aplicadas a la educación. En un segundo momento, se analiza esta misma problemática teniendo en cuenta el contexto portugués y designadamente algunas tentativas actuales para invertir el paradigma de excelencia tradicionalmente alocado en la enseñanza pública a favor, ahora, de la enseñanza privada. El artículo termina con un análisis de la privatización de la calidad y sus implicaciones en términos de «privación» de derechos.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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