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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7683
acessibilidade
Title: A Biblioteca do ISCTE-IUL ao serviço dos alunos com Necessidades Educativas Especiais – NEE
Authors: Amante, Maria João
Segurado, Teresa
Marçal, Bruno
Santos, Denise
Pinto, Célia
Keywords: Informação digital
Alunos com NEE
Acessibilidades
Biblioteca universitária
Digital information
Students with SEN
Accessibility
University library
Issue Date: 30-Jul-2014
Abstract: O presente poster tem em si diversos propósitos todos eles convergentes na questão do direito à informação num contexto em que os conteúdos e plataformas de partilha da produção científica assentam fundamentalmente em soluções e plataformas digitais. Esta questão acarreta em si enormes desafios não só do ponto de vista técnico mas também comportamental promovendo alterações profundas nas práticas e competências associadas aos profissionais de informação. Não obstante, a questão que igualmente nos podemos colocar vai no sentido não apenas de promover a difusão dos conteúdos mas também a forma como essa partilha é feita procurando assegurar que todos os utilizadores, independentemente de poderem sofrer de alguma limitação física ou cognitiva, têm acesso aos mesmos. Um dos objetivos consiste em partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidades Educativas Especiais - NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Biblioteca tanto a nível individual como em estreita colaboração com parceiros internos e externos à própria instituição. Pretende-se desta forma, facilitar e assegurar a autonomia e independência dos utilizadores e adequar em termos de usabilidade e de acessibilidade o acesso à informação nos mais variados suportes com especial destaque para os recursos digitais preponderantes por diversos fatores: pertinência, atualidade, disponibilidade e genericamente menos dispendiosos. Entre inúmeras iniciativas levadas a cabo neste domínio no ISCTE-IUL podemos salientar a criação de uma sala com equipamento destinado a alunos com NEE e que simultaneamente alberga recursos que permitem a visualização de conteúdos multimédia. Um espaço com estas características é particularmente importante quando se pretende a implementação de contextos de inclusão e de partilha. Propomo-nos igualmente a dar a conhecer um conjunto de boas práticas para a elaboração de documentos digitais que cumpram as regras de acessibilidade e a forma como pretendemos partilhar esse conhecimento junto da comunidade ISCTE-IUL, nomeadamente, os produtos, canais e estratégias de comunicação a seguir. Em paralelo, contextualizando a nossa ação, pretendemos igualmente transmitir uma mensagem muito clara de que a criação de boas condições de trabalho para todos os alunos que chegam ao ISCTE-IUL, respeitando o princípio da igualdade e evitando uma política meramente assistencialista, é uma prioridade institucional. Podemos neste campo referir a constituição de um grupo de trabalho em Responsabilidade Social e Sustentabilidade que organizou recentemente a 1ª Edição da Semana da Responsabilidade Social Universitária, ou mesmo, o reforço de parcerias e protocolos com instituições estratégicas, como é o caso da Fundação PT que, por via da disponibilização de financiamento, equipamentos, serviços ou mesmo de know how, nos permitem dar uma resposta mais eficaz às necessidades dos nossos utilizadores.
This poster has different purposes but all of them come together in one, right to information in a context where contents and scientific literature databases rely primarily on digital platforms and solutions. This demand brings enormous challenges not only technical but also behavioral leading to profound changes in practices and skills related to information professionals. Nevertheless, the question that we can also make goes towards not only promoting the dissemination of content but also how such sharing is done by seeking to ensure that all users, regardless of whether they suffer from any physical or cognitive limitations, have access to it. One goal is to share the experience and work developed at an institution of higher education, ISCTE - Lisbon University Institute, when supporting users with Special Educational Needs - SEN, thereby contributing to the principle of equity among all students, with special focus on the actions promoted by the library both individually and in close collaboration with internal and external partners. It is intended in this way , to facilitate and ensure the autonomy and independence of users and to adapt in terms of usability and accessibility the access to information in various media with particular emphasis on the prevailing digital resources by: relevance, timeliness, availability and generally less expensive . Among numerous initiatives undertaken in this area at ISCTE-IUL we highlight the creation of a room with equipment for students with SEN which simultaneously holds resources that allow viewing of multimedia content. A space with these characteristics is particularly important when you want to implement inclusive environment and sharing. We also propose to enunciate a set of best practices for developing digital documents that comply with accessibility guidelines and how we intend to share that knowledge with the ISCTE-IUL community in particular, products, channels and communication strategies to follow. In parallel, contextualizing our action, we also want to send a very clear message that the establishment of good working conditions for all students arriving at ISCTE-IUL, regarding the principle of equality and avoiding a purely welfare policy is an institutional priority. It was created in this area a Working Group on Social Responsibility and Sustainability which recently organized the 1st edition of the Week of University Social Responsibility, or the strengthening of partnerships and agreements with strategic institutions, such as the PT Foundation that, through the provision of funding, equipment, services or know how, enable us to better respond to the needs of our users.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/7683
Appears in Collections:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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