Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7637
Autoria: Dantas, Tiago André Franco
Orientação: Leal, Maria do Carmo
Data: 2013
Título próprio: The consistency of the brand personality of the transformers project
Referência bibliográfica: Dantas, T. A. F. (2013). The consistency of the brand personality of the transformers project [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7637
Palavras-chave: Personalidade da marca
Marketing social
Elementos de identidade
Imagem da marca
Brand personality
Social marketing
Identity elements
Brand image
Resumo: Este projeto tese tem como objetivo perceber como a personalidade da marca Projecto Transformers é percebida pelos utilizadores da marca e se os efeitos de expansão e rotatividade de equipa influenciam esta perceção. Esta marca tem a particularidade de ser uma marca que opera no sector social, que tem algumas particularidades. Este estudo consistiu numa análise da marca, dos seus elementos de expressão de identidade e do seu marketing mix, assim como na realização de um questionário dirigido aos públicos da marca e à própria organização com o objetivo de detetar divergências na personalidade percecionada da marca. Este questionário foi respondido por uma amostra de 132 indivíduos. Os resultados do estudo mostram que a frequência de contacto e a duração do contacto não afetam a perceção da personalidade da marca, enquanto que as diferenças geográficas afetam. Ou seja, a expansão tem influência sobre a perceção da personalidade da marca mas a rotatividade de equipa não. Outra conclusão que é possível retirar deste estudo é que há diferença entre a personalidade da marca percecionada pelos utilizadores finais em relação aos criadores identidade da marca. Os resultados obtidos servem de suporte para decisões futuras desta Organização face a questões relativas à marca.
The objective of this thesis is to understand how the Transformers brand personality is perceived by users and the effects that the expansion of Transformers and team turnover have on this perception. The Transformers brand operates in the social sector, which has specific characteristics. The study consisted of an analysis of the brand, the expression identity elements and the marketing mix, as well as a questionnaire targeted at the social brand public and the organization team. It had the objective of detecting differences in the perceived brand personality. The study sample consisted of 132 individuals. The results show that the frequency and duration of contact do not affect the perception of the Transformers Project brand personality, while the geographic differences do. In other words, the expansion of this organization to new geographic areas affects the perception of the brand personality but the team turnover does not. Another conclusion is that there is a difference between the perceived brand personality by end-users in relation to the creators of the brand identity. The results can be used as support for future strategic decisions to be taken by this organization.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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