Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7617
Autoria: Paias, Carla Filipa Martins
Orientação: Ávila, Patrícia
Data: 2013
Título próprio: Regressar à escola, com os filhos: literacia familiar e educação de adultos
Referência bibliográfica: PAIAS, Carla Filipa Martins - Regressar à escola, com os filhos: literacia familiar e educação de adultos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7671>.
Palavras-chave: Educação ao longo da vida
Educação de adultos
Literacia
Literacia familiar
Iniciativa novas oportunidades
Procesos de Reconhecimento Validação e Certeficação de Competências (RVCC)
Lifelong education
Adult education
Literacy
Family literacy
New opportunities initiative
Processes of recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC)
Resumo: Em Portugal, grande parte da população adulta apresenta não só baixos níveis de escolaridade como também níveis de literacia reduzidos. Sendo o desenvolvimento de práticas de literacia em contexto familiar fundamental para a aquisição de competências neste domínio, considera-se que é fundamental conhecer as práticas que pais e filhos desenvolvem, nomeadamente em relação à leitura e à escrita. Através da Iniciativa Novas Oportunidades, é interessante conhecer e analisar de que modo os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) facilitam, ou não, o desenvolvimento da literacia dos adultos e promovem, em simultâneo, práticas de literacia em conjunto com os seus filhos. O estudo que aqui se apresenta inicia-se com uma breve revisão bibliográfica sobre Literacia e Aprendizagem ao longo da Vida, Educação e Formação de Adultos e Literacia Familiar. Segue-se a explicitação da estratégia metodológica e a apresentação dos resultados e conclusões aferidos a partir de doze entrevistas realizadas a adultos pouco escolarizados com filhos em idade escolar, destacando as mudanças percepcionadas em várias esferas das suas vidas.
In Portugal, a large proportion of the adult population has not only low levels of education as well as low levels of literacy. In Portugal, a large proportion of the adult population shows not only low levels of education as well as low levels of literacy. Being the development of literacy practices in family context fundamental to the acquisition of skills in this field, it is considered to be essential to know the practices that parents and children develop, particularly to reading and writing. Through the New Opportunities Initiative it is interesting to understand and analyze how the RVCC processes (Recognition, Validation and Certification of Competencies) makes it easier, or not, the development of adult literacy and promote simultaneously literacy practices together with their children.The present study begins with a brief literature review on literacy and lifelong learning, education and training for adult and family literacy. Follows by an explanation of a methodological strategy and presentation of results and conclusions measured from twelve interviews of little education adults with school-age children, highlighting the perceived changes in various spheres of their lives.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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