Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7615
Autoria: Almeida, Raquel Maló
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Data: 2012
Título próprio: O impacto das tecnologias digitais na ópera
Referência bibliográfica: ALMEIDA, Raquel Maló - O impacto das tecnologias digitais na ópera [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7615>.
Palavras-chave: Ópera
Digitalização
Transmissão HD
Teatro Nacional de São Carlos
Opera
Digital capture
HD broadcast
Resumo: O presente trabalho visa lançar bases para uma reflexão sobre as consequências que o desenvolvimento de fatores tecnológicos produzem no seio das organizações culturais e em particular a forma como o advento da tecnologia digital introduziu alterações no processo de produção, distribuição e consumo de ópera. Com efeito, de entre os condicionantes endógenos e exógenos que determinam a adaptação da estrutura de uma organização, relevam os relacionados com a tecnologia, nomeadamente, o advento do digital e a possibilidade de captar conteúdos performativos, que dispõem de linguagens próprias seculares. É, pois, a análise deste fenómeno, da forma com foi percecionado e incorporado nas estratégias de desenvolvimento das casas de ópera e dos respetivos objetivos prosseguidos que se pretende plasmar na dissertação em apreço lançando, complementarmente, hipóteses de importação dos melhores modelos para o cenário português. Neste sentido, identificou-se a necessidade de recolha de informação sobre a adesão das principais casas de ópera mundiais à transmissão das suas récitas, em direto, para salas de cinema de todo o mundo, uma prática introduzida no mercado há cerca de seis anos e que rapidamente granjeou uma recetividade assinalável, quer por parte das estruturas de produção operática, quer dos exibidores cinematográficos. A recolha das melhores práticas a nível internacional neste âmbito tem como objetivo último a extração de conclusões passíveis de serem canalizadas para o Teatro Nacional de São Carlos, única entidade pública de produção de ópera em Portugal, que não apresentou até ao momento qualquer temporada de difusão digital da sua programação, independentemente de se tratar de um contexto geográfico nacional, ou internacional.
The purpose of this paper is to foster discussion about the consequences of technological development within cultural organizations, in particular the impact of digital technology on the production, distribution and consumption of opera. Among the endogenous and exogenous factors that lead to adjustments within the structures of a specific organization, one of the most relevant regards technology and the upcoming of digital technology and the prospect to digitally capture performing arts contents, which have had their own language for centuries. Therefore, the analysis of this phenomenon and the way it is perceived and has been introduced in the strategic development and goals of opera theatres are the matters that this paper intends to address as well as, additionally, to analyze the best models which may be subject to import to the Portuguese scenario. In this context, the need was felt to collect data in relation to services provided by opera houses on broadcasting operas live to movie theatres worldwide, launched about six years ago, that spread very quickly and was welcome both by production companies and cinema exhibitors. The benchmarking of best international practices aims to draw conclusions which may be useful for Teatro Nacional de São Carlos - sole Portuguese public opera production house -, which to date has not set forth any service or programme for the digital broadcast of shows and productions neither in a national scale nor in a more broad international scene.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Cultural
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Raquel Maló Almeida.pdf
  Restricted Access
1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.