Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7551
acessibilidade
Title: Entre o global e o local – uma abordagem metodológica para avaliar um programa de cooperação para o desenvolvimento na área da educação na Guiné-Bissau
Authors: Silva, Rui da
Pacheco, José Augusto
Santos, Júlio Gonçalves dos
Keywords: Globalização
Currículo
Avaliação de escolas
Avaliação compreensiva
Transnacionalização
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Abstract: Esta comunicação visa discutir a metodologia a adotar numa investigação de doutoramento em curso na Guiné-Bissau, que pretende avaliar o impacto e os efeitos do PASEG, promovido pela cooperação portuguesa, nas escolas onde interveio, na Guiné-Bissau. Serão também discutidos alguns dados preliminares. Para esta investigação selecionou-se uma abordagem metodológica mista, isto é, quantiqualitativa, utilizando o estudo de caso como opção metodológica (Stake, 2009), com base no paradigma compreensivo de Stake (2004). Utilizar-se-á o modelo respondente do mesmo autor realizando três estudos empíricos, para desta forma alcançar um olhar geral e um olhar focado sobre o impacto e efeitos do PASEG. O referido Programa parece conjugar uma série de características muito peculiares, que parecem proporcionar um interesse adicional à investigação.
This paper intends to discuss the methodology to be adopted regarding a current doctoral research on Guinea-Bissau, aiming to evaluate the impact and effects of the PASEG which was promoted by Portuguese aid in local schools in Guinea-Bissau. The methodology selected is quanti-qualitative, using a case-study approach. Drawing on Stake (2004) comprehensive paradigm, the research will use the responsive evaluation and will be organized in two different phases leading to three empirical studies in order to obtain both a more general view and a more focused one concerning the impact and effects of PASEG. PASEG seems to present a set of very specific features that appears as an additional interest to the research project. We also will discuss some preliminary data.
URI: http://hdl.handle.net/10071/7551
ISBN: 978-989-732-364-5
Appears in Collections:CEI-CLN – Autoria de capítulos de livros nacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Rui_da_Silva_&_José_Pacheco_&_Júlio_dos_Santos_ECAS_2013.pdf290.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.