Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7518
Autoria: Lombe, Eva Virgínia Cumena
Orientação: Barata, Maria Clara
Data: 2013
Título próprio: O bullying em contexto escolar: conceção do fenómeno em Angola
Referência bibliográfica: Lombe, E. V. C.(2013). O bullying em contexto escolar: conceção do fenómeno em Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7518
Palavras-chave: Bullying
Conceções
Contexto escolar
Angola
África
Conceptions
School context
Resumo: O presente estudo visa descrever as conceções sobre o bullying escolar em Angola, com recurso a metodologia qualitativa, e usando como suporte teórico o modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (2005). Para atingir este objetivo foi aplicado o SCAN-Bullying (Almeida et al., 2001; Van der Meulen, 2003) a uma amostra de alunos Angolanos de ambos os sexos (N=28) e seus professores (N=18), recolhendo dados relativos às suas conceções iniciais sobre o bullying, à caracterização do fenómeno, às suas causas e consequências, e por fim aos programas e ações de intervenção em Angola. Em termos gerais, os resultados do estudo indicaram que, apesar de na sua maioria os participantes não conhecerem o construto bullying, o bullying é um fato real no contexto escolar Angolano. Alunos e professores identificaram facilmente agressores e vítimas, reconheceram formas de agressão psicológica e física, e em geral souberam distinguir o bullying de outros comportamentos violentos na sua vivência escolar. Quanto às causas e consequências, os participantes descreveram o fenómeno como multicausal, e com impacto em diversas esferas do comportamento do aluno. Nos resultados obtidos foi ainda evidente a ausência de programas e ações para prevenção e intervenção do bullying em Angola. Os resultados deste estudo levam a uma maior reflexão sobre a realidade do bullying no contexto escolar Angolano, e apoiam o surgimento de políticas educativas e programas escolares de prevenção e intervenção que atuem sobre o fenómeno.
The present study aims to describe the conceptions about school bullying in Angola, by means of qualitative methodology, and using Brofenbrenner’s bioecological model (2005) of human development as theoretical background. To achieve this goal, the SCAN-bullying (Almeida et al., 2001; Van der Meulen, 2003) was used with a sample of Angolan students of both genders (N=28) and their teachers (N=18), to collect data regarding their initial conceptions about bullying, the characterization of the phenomenon, its causes and consequences, and finally the intervention programs and actions in Angola. Generally, the results of the study indicated that, despite a majority of participants being unaware of the concept of bullying, bullying is a real fact in the Angolan school context. Students and teachers easily identified aggressors and victims, recognized psychological and physical forms of aggression, and in general knew how to distinguish bullying from other violent behaviors at school. Regarding the causes and consequences, the participants described the phenomenon as multicausal, and with impact on diverse spheres of student behavior. In the results it was also evident the absence of programs and actions for the prevention and intervention on bullying in Angola. The results of this study lead to a larger reflection about the reality of bullying in the Angolan school context, and support the development of educational policy and school programs for the prevention and intervention for the phenomenon.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_eva_cumena_lombe.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.