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http://hdl.handle.net/10071/7506
Autoria: | Perdigão, Antónia Cristina da Cruz Silva |
Orientação: | Cádima, Francisco Rui Nunes |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Dis-Simulação e gestualidade: Contributos para uma análise da relação entre marketing político moderno e credibilidade |
Referência bibliográfica: | Perdigão, A. C. da C. S. 82013). Dis-Simulação e gestualidade: Contributos para uma análise da relação entre marketing político moderno e credibilidade [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7506 |
ISBN: | 978-989-732-478-9 |
Palavras-chave: | Marketing político moderno Credibilidade Crise de credibilidade Valências epistemológicas Dialógicas Éticas Modern political marketing Credibility Credibility crisis Epistemological Dialogical Ethical valences |
Resumo: | A presente dissertação propõe-se contribuir para uma análise da relação entre marketing
político moderno e credibilidade. Mais especificamente, propõe-se investigar fundamentos
que contribuam para analisar e discutir em que moldes é que o marketing político moderno
tem investido conceptual e estrategicamente a construção e manutenção de atitudes de
credibilidade encaradas como veículos de relações democráticas salutares. Para o efeito, e em
conformidade com um enquadramento de pendor crítico e multidisciplinar que tem o seu
ponto de partida numa Antropologia Filosófica e o seu ponto de chegada numa Sociologia da
Comunicação e da Cultura, identificam-se os fundamentos ontológicos e epistemológicos que
suportam a “genética” moderna dos dois fenómenos em estudo. Perante o que parece ser um
marketing político moderno com duas faces e duas forças, sociologicamente concomitante
com uma escalada da designada “crise de credibilidade”, o propósito de discutir as valências
epistemológicas, dialógicas e éticas, do marketing político moderno em termos de
credibilidade torna necessária uma apresentação crítica de modelos estratégicos. É por esta via
que se fundamentam as duas metáforas do designado marketing político moderno que tendem
a disfarçar uma persistente ambiguidade em que se legitima um argumento central deste
trabalho a favor de um paradoxo do marketing político moderno, por um lado e, por outro, a
favor de uma aporia entre marketing político moderno e credibilidade. Conjuntamente, este
paradoxo e esta aporia contribuem para salientar as valências de um marketing político
encarado como dis-simulação ao nível da credibilidade encarada como gestualidade política.
Nestes moldes, a presente dissertação inclui um apontamento reflexivo para uma análise da
relação entre marketing político moderno e credibilidade no contexto português e conclui
tomando posição a favor de um topos re-inscritivo propenso à construção e manutenção de
relações democráticas «sanígenas e desenvolutivas». This dissertation aims to contribute to the analysis of a relationship between modern political marketing and credibility. More specifically, its main purpose is to look into fundamentals helping to analyse and discuss whether modern political marketing tends to conceptually and strategically empower credibility attitudes faced as vehicles of healthful democratic relationships, hitherto. Therefore, on the basis of a critical and multidisciplinary framework bridging Philosophical Anthropology and Sociology of Communication and Culture, both modern political marketing and credibility’s ontological and epistemological “modern genetics” are emphasized. Taking into account what appears to be political marketing’s two faces and two forces, sociologically concomitant with an escalation of the so-called credibility crisis, a criticism of modern political marketing strategies is established in order to discuss the latter epistemological, dialogical and ethical valences. Hence, two modern political marketing metaphors are discussed and, considering that they have tended to veil a very persistent ambiguity, a capital statement is argued in favour of a modern political marketing paradox, on the one hand, and an aporia between modern political marketing and credibility, on the other hand. Concurrently, the paradox and the aporia contribute to reinforce a subsequent assumption regarding the valences of post-modern political marketing faced as dis-simulation in regard to credibility faced as political gesturality. After including a final reflexive subchapter concerning modern political marketing in the Portuguese context, this dissertation concludes by emphasizing a re-inscriptive topos propitious to building and maintaining healthful and developmental democratic relationships. |
Designação do Departamento: | Escola de Sociologia e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Doutoramento em Sociologia |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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