Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7443
acessibilidade
Title: O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder
Authors: Pereira, Anabela da Conceição
Orientador: Carapinheiro, Graça
Conde, Idalina
Keywords: Corpo
Identidade
Representação
Jorge Molder
Helena Almeida
Trajectória
Discurso
Análise discursiva
Análise visual
Análise textual
Body
Identity
Representation
Trajectory
Discourse
Discourse analysis
Visual analysis
Textual analysis
Issue Date: 2013
Citation: PEREIRA, Anabela da Conceição - O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7443>.
Abstract: O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos. A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade.
The purpose of this investigation was to study the uses and representations of the body in the work of Helena Almeida and Jorge Molder, in order to explain how the creators particularize themselves through identity and the body in their works. Understanding, in turn, how the processes of construction of personal and professional identity, and identity of the work, are grounded in individual corporal condition, reconstructing also the narratives of the uniqueness and artistic recognition in both cases. An interpretative and discursive approach that involved visual and documentary techniques as tools for gathering information, with a qualitative analysis treatment based in the various discourses that define these cases, including the reconstruction of artists’ curricular trajectories. This approach has allowed the interpretation of using the body in the work, at an individual level (underlying meanings), and the reconstruction of the visual and discursive sense of the work externally (legitimized and recognized meanings), offering a multidimensional perspective on these narratives, in which the body emerges as personal project for new forms of representation and identity.
URI: http://hdl.handle.net/10071/7443
Thesis identifier: 101247109
ISBN: 978-989-732-472-7
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE_AP _O_Rosto_Da_Mascara.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.