Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7443
Author(s): Pereira, Anabela da Conceição
Advisor: Carapinheiro, Graça
Conde, Idalina
Date: 2012
Title: O rosto da máscara: Uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder
Reference: Pereira, Anabela da Conceição (2012). O rosto da máscara: Uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7443
ISBN: 978-989-732-472-7
Keywords: Corpo humano -- Human body
Identidade
Representação
Jorge Molder
Helena Almeida
Trajectória
Discurso -- Speech
Análise discursiva
Análise visual
Análise textual -- Textual analysis
Identity
Representation
Trajectory
Discourse analysis
Visual analysis
Abstract: O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos. A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade.
The purpose of this investigation was to study the uses and representations of the body in the work of Helena Almeida and Jorge Molder, in order to explain how the creators particularize themselves through identity and the body in their works. Understanding, in turn, how the processes of construction of personal and professional identity, and identity of the work, are grounded in individual corporal condition, reconstructing also the narratives of the uniqueness and artistic recognition in both cases. An interpretative and discursive approach that involved visual and documentary techniques as tools for gathering information, with a qualitative analysis treatment based in the various discourses that define these cases, including the reconstruction of artists’ curricular trajectories. This approach has allowed the interpretation of using the body in the work, at an individual level (underlying meanings), and the reconstruction of the visual and discursive sense of the work externally (legitimized and recognized meanings), offering a multidimensional perspective on these narratives, in which the body emerges as personal project for new forms of representation and identity.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
phd_anabela_conceicao_pereira.pdf3,98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.