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http://hdl.handle.net/10071/7437
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Title: Os estágios profissionais no contexto de transição da universidade para o mercado de trabalho: expectativas e realidades
Authors: Henriques, Inês Beatriz de Moura Sousa
Orientador: Lopes, Helena Maria Sousa
Keywords: Transição universidade
Mercado de trabalho
Estágio profissional
Expectativa
Aprendizagem
Transition university
Labor market
Internship
Expectation
Learning
Issue Date: 2013
Citation: HENRIQUES, Inês Beatriz de Moura Sousa - Os estágios profissionais no contexto de transição da universidade para o mercado de trabalho: expectativas e realidades [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7437>.
Abstract: A transição para o mercado de trabalho constitui um dos processos mais importantes na vida do indivíduo. Este processo é influenciado pela relação entre a formação e o emprego e resulta de uma transferência entre os saberes valorizados pela escolarização e os que são valorizados pelo mundo empresarial e económico. Atualmente, é cada vez mais evidente o aumento da incidência do desemprego entre os jovens mais escolarizados, pelo que se têm multiplicado formas alternativas de entrada no mundo do trabalho. Os estágios profissionais, enquanto objeto do nosso estudo, representam um instrumento de transição entre as duas realidades, académica e profissional, e um meio de adaptação e aprendizagem. Estes estágios podem ser definidos como uma experiência estruturada de trabalho, obtida a partir de um programa oficial e formal, que fornece experiência prática a jovens que estão a iniciar uma profissão. O presente estudo consistiu em analisar as perceções dos jovens licenciados relativamente ao papel dos estágios profissionais no processo de transição para o mercado de trabalho, procurando perceber a consistência das suas expectativas com a realidade vivenciada no estágio. Recorrendo a uma amostra de 15 jovens licenciados em situação de estágio profissional, os resultados obtidos reforçaram a pertinência do estágio enquanto meio de transição para o mercado de trabalho, promotor de desenvolvimento pessoal, vocacional e profissional. Na maioria dos casos o comportamento e os objetivos mostraram-se consistentes com as expectativas de aprendizagem e aquisição de experiência.
The transition to the labor market is one of the most important processes in an individual’s life. This process is influenced by the relationship between one’s education and employment coming from a transfer between the acknowledgments acquired by schooling and the ones provided by the working and the economical world. Nowadays it’s becoming more evident the increasing incidence of unemployment amongst more educated youngsters, which is leading to a multiplicity of alternative ways to enter the labor market. The professional internships, as the subject of our study, represent an instrument of transition between the two realities, the academic and the professional one, and also a mean of adaptation and learning. These internships can be defined as a structured working experience, obtained through an official and formal program, which provides young people the practical and real experience when initiating a job. The present study consisted in the analysis of the perceptions of young graduates in relation to the role played by professional internships in the transition process to the labor market, seeking to perceive the consistency of their expectations with the reality experienced during the internship. Using a sample of 15 young graduates as interns, the results gathered reinforced the internships’ pertinence as a mean of passage to the labor market and as a promoter of personal, vocational and professional development. In most cases, the behavior and the objectives were consistent with the learning expectations and with the experience acquirement.
Description: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10071/7437
Thesis identifier: 201060000
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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