Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7367
Autoria: Andrade, Miguel
Orientação: Fernandes, Carlos
Data: 2013
Título próprio: E-Gesfoot: a plataforma eletrónica do futebol não profissional em Portugal - plano de negócios
Referência bibliográfica: Andrade, M. (2013). E-Gesfoot: a plataforma eletrónica do futebol não profissional em Portugal - plano de negócios [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7367
Palavras-chave: Plataforma eletrónica
Comércio eletrónico -- E-commerce
Futebol não profissional
Plano de negócio -- Business plan
Electronic platform
Non-professional football
Resumo: A grande evolução ao nível da tecnologia e o consequente aumento dos utilizadores de internet contribuíram para uma profunda mudança nos hábitos de consumo em Portugal, existindo agora a possibilidade dos consumidores adquirirem produtos (bens ou serviços) de uma forma muito mais cómoda, 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem terem que sair de casa (comércio eletrónico). Este é o primeiro ponto de partida para a elaboração do projeto. O outro ponto de partida está relacionado com a familiaridade do promotor com a modalidade de futebol, que é a modalidade desportiva mais praticada em Portugal. Desta destaca-se o contexto desportivo não profissional, que representa 99% do total, o correspondente a 153.721 praticantes. É no âmbito destes dois temas que surge o projeto e-Gesfoot, uma plataforma eletrónica direcionada para o futebol não profissional em Portugal que tem como principal missão possibilitar uma interação direta e facilitada entre jogadores e clubes de futebol não profissionais através da disponibilização de um conjunto de serviços com valor acrescentado e a custos bastante reduzidos. Assim, pretende-se, por um lado, que os jogadores consigam encontrar clube para praticar a modalidade, sem a intervenção direta de agentes ou empresários e, por outro, que os clubes consigam contratar jogadores para as suas equipas da mesma forma. Apresentado sob a forma de plano de negócios, o principal objetivo do projeto é avaliar a viabilidade económico-financeira da referida plataforma. O projeto apresenta, em primeiro lugar, uma análise interna e competitiva do mercado e, consequentemente, uma estratégia de desenvolvimento e respetivas políticas de implementação. Numa fase final, é apresentada a avaliação económico-financeira num horizonte temporal de seis anos (2013 a 2018), salientando-se o facto de o projeto ser financeiramente viável, devendo ser implementado de acordo com a abordagem definida no plano de negócios.
Technological evolution and the internet user’s increase contributed to a change on the Portuguese lifestyle. Nowadays it’s easily to get products or services, 24hours a day, 365 days per year without leaving home (e-Commerce). This is the starting point of this project. The other starting point is related with the connection between the promoter and football, which is the most practiced sport in Portugal. From this context, a Non Professional sport - which represents 99% of the total practitioners - corresponds to 153.721 practitioners. It is under these two themes that emerges e-Gesfoot project - an electronic platform targeted to non-professional football in Portugal. The main goal is enabling direct interaction between players and non-professional football clubs, providing a set of added value services at reduced costs. Accordingly, it is intended that the players are able to find a club to practice football without direct intervention of any agents or entrepreneurs. Secondly, it is intended that clubs are able to sign with players for their teams in the same way. The main goal of this project is to evaluate the financial and economic viability of this platform presented as a business plan methodology. On the beginning the project presents an internal and competitive market analysis. Consequently also presents a development strategy and politics of implementation. It is also projected an economical and financial evaluation in a six years period (2013 – 2018) emphasizing the fact that the project is financially feasible and should be implementing in accordance with the approach set out in the business plan.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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