Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7361
Autoria: Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
Dias, P. C.
Data: 2013
Título próprio: TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
Número: 23
Paginação: 87 - 95
ISSN: 0872-8380
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/sociologico.861
Palavras-chave: Ensino secundário
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Aprendizagem
Resumo: A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
DMPS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FS_23_2013.pdfVersão Editora844,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.