Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7361
Author(s): | Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. Dias, P. C. |
Date: | 2013 |
Title: | TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
Number: | 23 |
Pages: | 87 - 95 |
ISSN: | 0872-8380 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/sociologico.861 |
Keywords: | Ensino secundário Tecnologias da informação e da comunicação Ensino Aprendizagem |
Abstract: | A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica DMPS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FS_23_2013.pdf | Versão Editora | 844,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.