Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7355
Author(s): | Vital, Miguel Fezas |
Advisor: | Silva, Carlos Dias da |
Date: | 2013 |
Title: | A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal |
Reference: | Vital, M. F. (2013). A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7355 |
Keywords: | Gestão estratégica de recursos humanos Comunicação organizacional -- Organizational communication Gestão do conhecimento Comportamento organizacional -- Organizational behavior Strategic human resources Knowledge management |
Abstract: | Empresa de referência mundial no mercado da Energia e na oferta de soluções tecnológicas, a Siemens distribui atualmente a sua atividade por diferentes sectores da sociedade.
Assumindo uma estratégia virada para o futuro, a empresa gere a sua actividade com base em projetos personalizados para clientes de maior dimensão e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta a nível de equipamento e software, assumindo ter os princípios de ação da sustentabilidade, procura de excelência e inovação.
Assim, Este trabalho de investigação teve como objetivos demonstrar até que ponto esta visão estratégica da empresa em Portugal, assente em grandes tendências de futuro, está presente internamente, no dia-a-dia da empresa. Destacando-se para tal o papel da Gestão de Recursos Humanos como motor da relação entre as pessoas, e o aspeto da comunicação enquanto veículo da partilha de conhecimento.
Para tal, foram realizadas entrevistas, pretendendo-se recolher informação segundo a visão do topo estratégico da empresa, sendo complementadas pela aplicação de um questionário a 27 colaboradores da empresa sem posições de chefia, integrados em diversas áreas da empresa e de nacionalidades distintas.
As conclusões retiradas destacaram o papel da comunicação e a sua função enquanto forma de consolidar uma cultura interna, definir princípios comportamentais e assegurar uma coesão ao nível estratégico, partindo das pretensões dos elementos do seu topo estratégico até à forma como esta é transmitida, percebida e sistematizada pelos restantes colaboradores da empresa. A worldwide reference in the Energy Market and technological solutions, Siemens Company spreads its activity over different sectors of society. Assuming a strategy facing the future, the company runs its business based on the development of personalized projects as well as high-tech equipment and software following the principles of sustainability, search for excellence and innovation. As such, this paper aims to demonstrate to which extend the strategic approach of the company in Portugal, guided through their approach on future global tendencies, is present in the company’s everyday life. Human Resource Management serves as the engine behind the relations between people and Communication as the main mean of sharing knowledge. For the elaboration of this study, two interviews were made to absorb the approach of two representatives of the company, completed by a survey directed at a sample of 27 of the company’s employees. The conclusions brought to evidence by this study underlined, through the evidences of its internal dynamics, the role of communication as a way to consolidate an organizational culture, define its behavioral aspects and assure the cohesion of the whole company in a strategic level from the perspective of its leadership all the way to the perception and its application by the company´s Human Resources in a lower level of the hierarchical pyramid. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_miguel_fezas_vidal.pdf | 740,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.