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http://hdl.handle.net/10071/7330
acessibilidade
Title: Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
Authors: Silva, Vagner Gonçalves da
Orientador: Almeida, Teresa de Jesus Seabra de
Keywords: Educação ao longo da vida
Formação
Adulto
Imigrantes brasileiros
Integração
Lifelong education
Training
Adult
Brazilian Immigrant
Integration
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, Vagner Gonçalves da - Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7330>.
Abstract: Este trabalho de investigação intitulado Os Imigrantes Brasileiros em Portugal e a Educação ao Longo da Vida pretende compreender os diferentes tipos de relação que esta população estabelece com a Educação e Formação em Portugal e as variáveis que interferem nessa relação. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário aos adultos imigrantes brasileiros que procuraram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Casa do Brasil em Lisboa entre Novembro/2012 e Agosto/2013. Como principais conclusões destacam-se as seguintes: a) verificou-se que existe uma relação positiva (sobretudo a nível das representações) dos inquiridos com a Educação ao Longo da Vida; b) as intenções e as práticas se diferenciam quando relacionadas com o grau de qualificação dos inquiridos; c) ausência de práticas de formação nas organizações onde desempenham suas funções; d) as línguas são o tipo de formação de maior interesse da comunidade inquirida.
This research work titled "Brazilian Immigrants and Lifelong Education" aims to understand the different types of relationship that this population establishes with the Education and Training in Portugal and the variables that interfere in this relationship. For this purpose, a questionnaire was applied to the adult Brazilian immigrants that, within a given period of time, sought the Professional Insertion Office (GIP) of Brazilian House in Lisbon between Novembro/2012 and Agosto/2013. As main conclusions highlights include the following: a) it was found that there is a positive relationship (especially at the level of representations) of respondents with Lifelong Education; b) the intentions and practices differ when related to the degree of qualification of respondents; c) lack of training practices in organizations where they perform their functions; d) languages are the type of training of interest in the reporting community.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação e Sociedade
URI: http://hdl.handle.net/10071/7330
Thesis identifier: 201022931
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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