Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7330
Autoria: Silva, Vagner Gonçalves da
Orientação: Almeida, Teresa de Jesus Seabra de
Data: 20-Nov-2013
Título próprio: Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida
Referência bibliográfica: Silva, V. G.(2013). Os imigrantes brasileiros em Portugal e a educação ao longo da vida [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7330
Palavras-chave: Educação ao longo da vida
Formação
Adulto
Imigrantes brasileiros
Integração
Lifelong education
Training
Adult
Brazilian immigrants
Integration
Resumo: Este trabalho de investigação intitulado Os Imigrantes Brasileiros em Portugal e a Educação ao Longo da Vida pretende compreender os diferentes tipos de relação que esta população estabelece com a Educação e Formação em Portugal e as variáveis que interferem nessa relação. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário aos adultos imigrantes brasileiros que procuraram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Casa do Brasil em Lisboa entre Novembro/2012 e Agosto/2013. Como principais conclusões destacam-se as seguintes: a) verificou-se que existe uma relação positiva (sobretudo a nível das representações) dos inquiridos com a Educação ao Longo da Vida; b) as intenções e as práticas se diferenciam quando relacionadas com o grau de qualificação dos inquiridos; c) ausência de práticas de formação nas organizações onde desempenham suas funções; d) as línguas são o tipo de formação de maior interesse da comunidade inquirida.
This research work titled "Brazilian Immigrants and Lifelong Education" aims to understand the different types of relationship that this population establishes with the Education and Training in Portugal and the variables that interfere in this relationship. For this purpose, a questionnaire was applied to the adult Brazilian immigrants that, within a given period of time, sought the Professional Insertion Office (GIP) of Brazilian House in Lisbon between Novembro/2012 and Agosto/2013. As main conclusions highlights include the following: a) it was found that there is a positive relationship (especially at the level of representations) of respondents with Lifelong Education; b) the intentions and practices differ when related to the degree of qualification of respondents; c) lack of training practices in organizations where they perform their functions; d) languages are the type of training of interest in the reporting community.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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