Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7323
Autoria: Martins, Pedro Miguel Ferreira
Orientação: Mozzicafreddo, Juan
Data: 2011
Título próprio: Freguês on-line: plataforma web de recepção, tratamento e gestão das solicitações dos cidadãos
Referência bibliográfica: Martins, P. M. F. (2011). Freguês on-line: plataforma web de recepção, tratamento e gestão das solicitações dos cidadãos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7323
Palavras-chave: Administração pública -- Public administration
Poder local -- Local power
Participação social -- Social participation
Cidadania activa
Engagement
Active citizenships
Sociedade da informação -- Information society
Resumo: O presente trabalho projecto, intitulado “Freguês On-line: Plataforma Web para recepção, tratamento e gestão das solicitações dos cidadãos”, visa implementar uma ferramenta informática que potenciei uma relação mais eficaz entre os fregueses da freguesia de Odivelas e a Junta de Freguesia, tendo como matéria central as solicitações dos cidadãos. Para tal Começamos por fazer uma abordagem teórica em torno da evolução do Estado, visando a necessidade dos processos de reforma no desenvolvimento dos novos modelos de gestão pública, para no final do primeiro capitulo aflorarmos o exercício e os direitos de cidadania. No segundo capítulo canalizamos a análise para a identificação dos actuais canais de comunicação existentes na freguesia em apreço, discernindo sobre as suas disfuncionalidades e as medidas de melhoria conducentes a uma relação mais próxima, mas acima de tudo mais eficaz com o cidadão para terminar com a apresentação da plataforma informática que encerra todo o trabalho projecto. No terceiro capítulo para além da limitação dos campos de intervenção das medidas propostas, versaremos sobre as dificuldades que se podem esperar na implementação e os impactos internos e externos que a mesma tratará quer junto dos cidadãos, quer junto dos serviços, quer junto da classe dirigente, terminando com a apresentação sumária de um processo de monitorização e avaliação ao processo proposto.
This research project, titled "Online Customer: Web Platform for reception, treatment and management of requests from citizens," aims to implement a software tool that enhances a more effective relationship between the patrons of the parish of Odivelas and the Parish Council, having as a matter central to citizens' requests. We begin to making theoretical developments around the state evolution, order the need of reform processes in the development of new public management models, to the end of the first chapter touched upon the exercise of citizenship and rights. In the second chapter will identify the existing communication channels in the parish, discerning about their dysfunctions and measures for improvement a closer relationship, and effectively with citizens to in the end presenting the platform that contains the whole work project. In the third chapter beyond to talking about the fields of intervention of the proposed measures, we will explore the difficulties to be expected in the implementation and internal and external impacts from the citizens, from the services and from the ruling class, ending with a summary presentation of the monitoring process and evaluation procedure proposed.
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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