Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7314
Autoria: Santos, Larissa Melo dos
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Data: 2013
Título próprio: Leitura digital: Reflexos das mudanças nos hábitos de leitura e a produção editorial didática Brasileira
Referência bibliográfica: Santos, L. M. dos. (2013). Leitura digital: Reflexos das mudanças nos hábitos de leitura e a produção editorial didática Brasileira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7314
Palavras-chave: Leitura digital
Construção do conhecimento
Livro didático
Mercado editorial
Digital reading
Knowledge building
Textbook
Publishing
Resumo: Esta dissertação percorre um caminho de raciocínio estruturante sobre a leitura digital como fator de mudança no cenário da construção do conhecimento formal na condução de mudanças na escolha das ferramentas de auxílio didático e, consequentemente, na produção editorial didática no Brasil. Reflete sobre o contexto contemporâneo de mudanças a partir de três vertentes: teórica, exploratória e analítica. Na primeira parte discorrerá teoricamente acerca do tema em um contexto global, para, em seguida direcionar as atenções para a situação brasileira, passando, então, para as questões relacionadas ao advento do digital, da hiperleitura, as consequentes mudanças nos hábitos de leitura e o surgimento e expansão de novos recursos didáticos multimídia. No contexto que se examinou, fez-se importante olhar para as questões da literacia digital e o surgimento de políticas para a inclusão digital no âmbito governamental. Na segunda vertente, a exploratória, realizou-se a pesquisa empírica com o intuito de verificar in loco os reflexos que se seguem à chegada dos ‘nativos digitais’ à sala de aula e como tem sido para professores lidar com essas mudanças direcionadas à utilização de aparatos digitais em associação ao clássico recurso do livro didático impresso. Para a terceira vertente, a analítica, realizou-se, a partir dos dados obtidos tanto na investigação teórica quanto na pesquisa de terreno, a análise e cruzamento das informações para que fosse possível a estruturação das considerações finais.
This dissertation follows structured train of thought about digital reading as a factor of change in the scenario of formal knowledge construction as a driver in the choice of tools to aid teaching and thus the didactic editorial production in Brazil. Reflects on the contemporary context of changes from three aspects: theoretical, analytical and exploratory. The first part will discourse theoretically about the subject in a global context, to then direct the attention to the Brazilian situation, passing then to the issues related to the advent of digital, the resulting changes in reading habits and new multimedia teaching resources emergence. Due to the context, it was important to look also into the issues of digital literacy regarding to governmental politics for digital inclusion. In the exploratory second part, an empirical research was realized in order to verify the repercussions following the arrival of the 'digital natives' into the classroom and how teachers have been dealing with these changes directed to the use of digital devices in combination with classic feature printed textbooks. For the analytical third part, an analysis of information and crossing of data obtained both in theoretical research and in field research, to make it possible to structure the final remarks.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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