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http://hdl.handle.net/10071/7088
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Title: As alterações do comportamento de compra de bens alimentares resultantes da atual crise: famílias portuguesas com filhos no ensino superior público
Authors: Pires, Mariana José Neto Sobrinho
Orientador: Marques, Paulo Sousa
Ramos, Madalena
Keywords: Comportamento do consumidor
Crise
Bens alimentares
Comportamentos de compra
Consumer behavior
Crisis
Food
Buying behavior
Issue Date: 2013
Citation: PIRES, Mariana José Neto Sobrinho - As alterações do comportamento de compra de bens alimentares resultantes da atual crise: famílias portuguesas com filhos no ensino superior público [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7088>.
Abstract: O estudo do comportamento do consumidor foca-se na compreensão da forma como os indivíduos tomam as suas decisões e nos processos envolvidos na seleção, aquisição, uso ou eliminação de um produto ou serviço. A análise do comportamento do consumidor assume, assim, extrema importância para as organizações por permitir compreendê-lo melhor, ajudando-as a aplicar estratégias de marketing mais eficazes de forma a atingir o objetivo de vender o seu produto ou serviço. Contudo, o comportamento do consumidor é influenciado por fatores internos e externos, sendo um dos fatores externos a economia do país. Em tempos economicamente difíceis como o que Portugal atravessa, os padrões de compra dos indivíduos têm tendência a alterar-se face aos verificados em tempos de prosperidade económica. Centrada apenas nos bens alimentares, a presente dissertação pretende analisar as alterações do comportamento de compra deste tipo de bem, na sequência da crise. Através da aplicação de um questionário a uma amostra de conveniência, foi possível averiguar que, apesar da ordem de importância dos diferentes tipos de bens (alimentares, não alimentares e duradouros) se ter mantido inalterada, a importância dos bens alimentares aumentou. Concluiu-se também que a maioria dos indivíduos diminuiu as suas despesas com bens alimentares na sequência da diminuição do rendimento disponível. Analisando as diferentes categorias de bens alimentares, em termos de importância relativa de cada uma delas no total das despesas, assistimos a uma diminuição da importância da carne – que desceu ligeiramente passando do 1º lugar para o 2º, por troca com os produtos de mercearia – e do peixe fresco – que desceu também, por contrapartida ao aumento da importância do leite e lacticínios, fruta, pão e hortícolas frescos. Em termos de novos hábitos de compra adquiridos devido à crise, concluiu-se que estes consumidores procuram cada vez mais promoções e são mais sensíveis ao preço. Paralelamente, procurou-se compreender se existia alguma relação entre os comportamentos de compra de bens alimentares e algumas características sociodemográficas (habilitações, rendimento e condição perante o trabalho), o que não se confirmou. Por último, o presente estudo permitiu criar uma tipologia de novos hábitos de compra, constituído por 4 tipos de consumidores: os Poupados, os Preocupados, os Despreocupados e os Racionais.
The study of consumer behavior focuses on understanding how individuals make their decisions and the processes involved in the selection, acquisition, use or disposal of a product or service. The analysis of consumer behavior is extremely important for organizations because it allows them to know how to understand the consumer better, in order to help them to implement the most effective marketing strategies to achieve the goal of selling their product or service. However, consumer behavior is influenced by internal and external factors, which one of the external factors is the country’s economy. In difficult times like Portugal is going through, the purchasing patterns of individuals tend to change comparing with in times of economic prosperity. Focusing only on food, this thesis aims to analyze changes in the buying behavior of this type of goods, due to the crisis. Through the application of a survey to a convenience sample, it was possible to verify that despite the order of importance of different kinds of goods (food, non-food and durable) has remained unchanged, the importance of food increased. Furthermore, it was concluded that most individuals decreased their expenditure on food as a result of the decrease in disposable income. Analyzing the different categories of food, in terms of relative importance of each in the total expenditure on these goods, there was a decline in the significance of the meat - which slightly shifted from 1st to 2nd, in exchange for the groceries products - and fresh fish - which also declined, by contrast to the increased importance of milk and dairy products, fruit, bread and fresh vegetables. In terms of new buying habits acquired due to the crisis, it was concluded that these consumers are increasingly looking for promotions and are more price sensitive. At the same time, we attempted to understand whether there was a relationship between the purchasing behavior of food and sociodemographic characteristics (education, income and employment status), which was not confirmed. Finally, this study has enabled to create a new typology of buying habits, consisting of 4 different types of consumers: Saved, Concerned, Unconcerned and Rational.
Description: Classificação: M 31 – Marketing; M10 - General
URI: http://hdl.handle.net/10071/7088
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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