Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7030
acessibilidade
Title: Deriva de um sistema visual : uma abordagem ecológica da experiência da aprendizagem do cinema das crianças do 4º C da Escola Básica Nº 1 do Vale da Amoreira
Authors: Baptista, Pedro Gonçalo Sabino Rodrigues
Orientador: Reis, Filipe Marcelo Correia de Brito
Keywords: Educação da atenção
Aprendizagem
Cinema
Habilidade
Education of attention
Learning
Skill
Issue Date: 2013
Citation: BAPTISTA, Pedro Gonçalo Sabino Rodrigues - Deriva de um sistema visual : uma abordagem ecológica da experiência da aprendizagem do cinema das crianças do 4º C da Escola Básica Nº 1 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7030>.
Abstract: Partindo do conceito “habilidade” (skill) de Tim Ingold (2000; 2010; 2011) ampliado pelos conceitos “educação da atenção” de Gibson (1979) e “sistema desenvolvimental” de Oyama (1985) esta dissertação analisa uma experiência de aprendizagem do cinema desenvolvida com crianças da Escola Básica Nº 1 do Vale da Amoreira durante o processo de maturação da criação do seu filme. Argumenta-se que o trabalho da atenção visual constitui a habilidade vital no desenvolvimento da prática da criação do cinema. Mesmo o trabalho de “imitar” – no sentido em que a transmissão do cinema pressupõe o “mostrar” ou o estimular a atenção para certos aspetos do ambiente visual – implica uma improvisação que solicita o fluxo desenvolvimental da atenção.
Based on the Ingold’s concept of “skill” (2000, 2010, 2011) expanded through the concepts of "education of attention" (Gibson 1979) and "developmental system" (Oyama 1985), this dissertation analyzes a learning experience film developed with children of Escola Básica Nº 1 do Vale da Amoreira during the maturation process of creating their movie. It is argued that the work of visual attention is the vital skill in the development of the practice of creating the film. Even "mimic" work – in the sense that the transmission of the cinema presupposes "show" or stimulate attention to some aspects of the visual environment – involves developmental flow of attention that emerges in the context of improvisation.
Description: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Antropologia na especialidade de Imagem e Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10071/7030
Thesis identifier: 201009293
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
tese_2013_ISCTE_mestrado_antropologia_pedro_sabino.pdf3.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.