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http://hdl.handle.net/10071/702
Autoria: | Portela, Joana Alves |
Orientação: | Mourão, Luís |
Data: | 2008 |
Título próprio: | O indivíduo-social-tecnológico e a cibercidade. Modelos de visão e subjectividades |
Referência bibliográfica: | PORTELA, Joana Alves - O indivíduo-social-tecnológico e a cibercidade. Modelos de visão e subjectividades. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. |
Palavras-chave: | Jonathan Crary Modelos de Visão Visão Subjectiva Percepção Interfaces Corpo Models of Vision Subjective Vision Perception Body |
Resumo: | A questão que se apresenta nesta dissertação diz respeito à construção histórica das ideias acerca da visão. Os modelos de visão que caracterizam cada período histórico produzem determinados efeitos na compreensão do corpo, na percepção e nas formas de
subjectivação. Actualmente, novas tecnologias de produção de imagem, como a animação computorizada, os ambientes virtuais, as imagens digitais, têm-se tornado no modelo de visualização dominante de uma sociedade altamente tecnologizada e que responde às necessidades das industrias globais da informação e do espectáculo. Para compreender os efeitos deste modelo de visão da sociedade contemporânea, este estudo baseia-se na tese de Jonathan Crary, privilegiando a reorganização da visão na primeira metade do século XIX.
Segundo o autor foi ao longo desse século, com o surgimento do estereoscópio e de outros
dispositivos ópticos, que ocorreu uma ruptura radical com o modelo de visão clássico da camera obscura, produzindo uma remodelação do estatuto do observador. This dissertation explores the historical construction of the ideas about vision. The models of vision that distinguishes each time produce different effects on the understanding of the body, the perception and the new shapes of subjectivity. Today, new technologies of image production, such as computer animation, virtual environment, digital images, are becoming the dominant model of vision of a extremely technologized society, that respond to the needs of global industries of information e spectacle. To comprehend the effects of this model of vision that characterizes the contemporary society, this research is based on Jonathan’s Crary thesis, primarily addressing the reorganization of vision in the first half of the nineteen century. According the author it was among that century, with the emergence of the stereoscope and other optical devices, that occurred a radical rupture with classical model of the camera obscura, producing a new kind of observer. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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