Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6974
Autoria: Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
Orientação: Figueiredo, Carlos
Data: 2013
Título próprio: Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso : o caso das rotas Reino Unido
Referência bibliográfica: Mendes, D. N. H. M.(2013). Competitividade e fatores críticos de compra no transporte aéreo de médio-curso: o caso das rotas Reino Unido [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6974
Palavras-chave: Transporte aéreo
Competitividade
Modelo de negócio
Low-cost
Air transport
Competitiveness
Business model
Low-cost
Resumo: Após a desregulação do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com margens de lucro reduzidas. Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (fullservice carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De forma a responder a estas questões de investigação, após a revisão bibliográfica, a estratégia metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados. Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos. Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers.
After the deregulation of air transport, new challengers have emerged with an innovative lowcost business model, accentuating the difficulties in a sector, per si, with reduced profit margins. In this competitive environment it is essential for companies, even more so for incumbent ones (full-service carriers), to focus on a customer-oriented service model. For that purpose, this study aimed to identify the most-valued purchasing factors by mediumhaul passengers while simultaneously assessing which of the business models will be better prepared, in the long-term, to satisfy their needs. In order to respond to these research issues, after the bibliographic review, the methodological strategy consisted in the preparation of a Likert Scale questionnaire that allowed to sort by relevance the different purchasing factors and subsequently analyse its results. In order to guarantee a more practical applicability, the most crucial purchasing factor was evaluated in a real life scenario, i.e. on the Lisbon-London route, where various carriers operate with differing business models. In general terms, it was possible to conclude that, on medium-haul journeys, passengers clearly value the price, followed by elements related to the true essence of travel, rather than “supplementary” services. It was further proven that low-cost carriers have the most competitive prices and there is a strong correlation on the prices charged between competitors on a given route. The low-cost carriers, in the long-term, will be better prepared to serve the medium-haul customers’ needs, requiring a re-evaluation of the full-service carriers’ strategic model.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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