Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6924
acessibilidade
Title: Uma imagem vale mais que mil palavras? avaliação do impacto emocional e eficácia percebida dos avisos de advertência ao tabaco
Authors: Rodrigues, Pedro Miguel Margalhos
Keywords: Psicologia experimental humana
Impacto emocional
Eficácia
Human experimental psychology
Emotional impact
Perceived efficacy
Issue Date: 2012
Citation: RODRIGUES, Pedro Miguel Margalhos - Uma imagem vale mais que mil palavras? avaliação do impacto emocional e eficácia percebida dos avisos de advertência ao tabaco [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6924>.
Abstract: O comportamento tabágico e a exposição a produtos derivados do tabaco é um dos principais problemas de saúde pública a nível mundial e a primeira causa de morte evitável. Uma das inúmeras formas de combater este flagelo passa pela introdução das advertências de saúde nos maços de tabaco. Estas constituem-se como uma das formas mais efectivas de informar acerca das consequências do tabagismo e desconstruir o apelo ao prazer causado pelas embalagens. Diversas pesquisas na área da psicologia das emoções demonstram que os estímulos visuais afectam as atitudes e comportamentos. Estímulos agradáveis activam o sistema motivacional apetitivo promovendo uma predisposição para a aproximação, enquanto os estímulos aversivos activam o sistema motivacional defensivo promovendo uma predisposição para o afastamento. Não obstante, existem diferenças no modo como as pessoas, consoante são ou não fumadores, género e faixa etária, processam a informação contida nos maços de tabaco. Esta tese pretende estudar o modo como os Portugueses avaliam os avisos de advertência ao tabaco, ao nível da sua activação emocional e fisiológica. No sentido de concretizar estes objectivos, esta dissertação integra, para além do capítulo de revisão de literatura, quatro estudos que têm como pretensão constituirem-se como mais valias para a sua eventual aplicabilidade nos avisos de advertência ao tabaco a surgir. Do ponto de vista metodológico, salienta-se a importância de conceptualizar o impacto percebido, não somente a um nível cognitivo mas igualmente da componente verbal do impacto emocional, complementando com as respostas fisiológicas em termos dos movimentos oculares. Do ponto de vista empirico, ressalta-se o facto dos avisos de advertência serem avaliados como desagráveis e moderamente activadores. O que remete para a importância da sua reavaliação, no sentido destes puderem desencadear níveis aumentados de desagradabilidade e por conseguinte causarem uma maior aversividade e comportamentos de evitamento face ao tabaco.
The smoking behavior and exposure to tobacco products is a major public health problem worldwide and the leading cause of preventable death. One of the many ways to combat this scourge passes through the use of health warnings on cigarette packs. These constitute one of the most effective ways to inform about the consequences of smoking and deconstruct the appeal to the pleasure caused by packaging. Several studies in the psychology of emotions show that visual stimuli affect attitudes and behaviors. Pleasant stimuli activate the appetitive motivational system promoting a predisposition to approach, while the aversive motivational system activates the defensive promoting a predisposition for withdrawn. Nevertheless, there are differences in how people, depending being a smoker or non smoker, gender and age, process information contained on cigarette packs. This thesis aims to study how the Portuguese evaluate the tobacco package warning labels, in terms of their emotional and physiological activation. In order to achieve these objectives, this thesis integrates a chapter of literature review and four studies that intend to constitute itself as future gains for its possible applicability in tobacco package to be. From a methodological point of view, we stress the importance of conceptualizing the perceived impact, not only in a cognitive component, but also regarding his verbal emotional verbal impact, complementing with physiological responses in terms of their eye movements. From the empirical point of view, it is noteworthy that the warning labels were assessed as moderately unpleasant and activated. What refers to the importance of its revaluation, in the sense these could trigger increased levels of unpleasantness and therefore cause greater aversiveness and avoidant behaviors towards tobacco.
Description: Doutoramento em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10071/6924
Thesis identifier: 201047632
101283261
ISBN: 978-989-732-432-1
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_PR.pdf28.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.