Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6868
Autoria: Manso, Vitor Manuel Caeiro Roberto
Orientação: Paulo, António Quitério
Data: 2013
Título próprio: MOVERE: a motivação no trabalho e a dimensão emocional nos profissionais do setor segurador
Referência bibliográfica: Manso, V. M. C. R.(2013). MOVERE: a motivação no trabalho e a dimensão emocional nos profissionais do setor segurador [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6868
Palavras-chave: Marketing relacional
Setor segurador
Motivação no trabalho
Capacidades da inteligência emocional
Relationship marketing
Insurance sector
Motivation at work
Capabilities of emotional intelligence
Resumo: Esta investigação refere-se a um estudo exploratório, descritivo e correlacional, realizado através de um questionário semi-estruturado que englobou vários instrumentos de medida. O objectivo deste trabalho é aprofundar conhecimentos sobre a Motivação no Trabalho e a Dimensão Emocional dos profissionais do sector segurador. A amostra foi intencional, constituída por cento e oitenta e três profissionais do setor segurador, provenientes das companhias de seguros: Generali, Açoreana, Tranquilidade, Zurich e Mapfre. A análise global dos resultados permitiu-nos identificar e avaliar as dimensões associadas à Motivação no Trabalho dos profissionais do sector segurador, nomeadamente a Organização do Trabalho, a Realização e Poder, o Desempenho e o Envolvimento. Da análise das capacidades da Inteligência Emocional verificou-se um correto reconhecimento emocional das expressões faciais (Tristeza, Surpresa e Medo). A empatia é percepcionada através de fenómenos emocionais, como a: valorização da expressão, a sintonia e uso da energia emocional. A gestão de relacionamentos em grupo encontra-se associada à estabilidade pessoal e relacional e a uma perceção de estratégias relacionais, capazes de identificar formas de comunicação na interação com os outros. Analisaram-se as relações entre: a Motivação, a Empatia e a Gestão de Relacionamentos em Grupo, e o Desempenho, em todas as dimensões. Conclui-se que quanto maiores os valores motivacionais, maiores os valores da Empatia e da Gestão de Relacionamentos em Grupo. Conclui-se ainda que para maiores níveis Empáticos, e Gestão de Relacionamentos em Grupo, maiores os resultados do Desempenho. Verifica-se também que existe uma relação ao nível hierárquico e as habilitações literárias. São as chefias que apresentam níveis de Motivação mais elevados, na dimensão realização e Poder e Envolvimento. Em relação às habilitações literárias, verifica-se que os licenciados têm níveis superiores de Empatia (na valorização da expressão) em relação aos participantes com o 12º ano.
This research refers to an exploratory, descriptive and correlational study conducted through a semi-structured questionnaire, which included several measuring instruments. The aim of this study is to deepen knowledge on work motivation and emotional dimension of professionals in the insurance industry. The sample consisted of one hundred eighty-three professionals working in the insurance industry from the following insurance companies: Generali, Açoreana, Tranquilidade, Zurich and Mapfre. The analysis of the results allowed us to identify several factors in work motivation of professionals in the insurance industry, factors related to work organization, to realization and power, to performance and implication. The analysis of Emotional Intelligence's capabilities was able to identify a correct recognition of emotional facial expressions (sadness, surprise and fear). Empathy is perceived through emotional phenomena, valuation of the expression, the affinity and use of emotional energy. Relationship group management confirmed personal and relational stability and relational perception and strategies, able to identify ways to communicate with others in interaction. We analyzed the relationships between: motivation, empathy, and relationship group management and performance in all dimensions. It was concluded that the higher the motivational values, the larger the values of empathy. Through relationship group management it was also concluded that for higher empathetic levels and relationships group management, higher performance results outcome. It also appears that there is a relation between hierarchical level and qualifications. The management positions show higher levels of motivation, in dimension, in achievement and in power and implication. Regarding qualifications, it appears that graduates have higher levels of empathy (the valuation of the expression) compared to participants with secondary education.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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