Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6848
Autoria: Oliveira, Deborah Capela de
Orientação: Costa, Ana Bénard da
Schiefer, Ulrich
Data: 2013
Título próprio: Trabalho infantil e estratégias familiares: crianças nos mercados informais de Maputo
Referência bibliográfica: Oliveira, D. C.(2013). Trabalho infantil e estratégias familiares: crianças nos mercados informais de Maputo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6848
Palavras-chave: Crianças
Infância
Famílias
Estratégias familiares
Trabalho infantil
Economia informal
Moçambique
Children
Childhood
Family
Family strategies
Child labor
Informal economy
Mozambique
Resumo: Na sociedade moçambicana à semelhança de muitas sociedades africanas, as crianças constituem uma importante fonte de ajuda para as suas famílias. A criança, considerada como um membro da família capaz e responsável, tem ao seu encargo inúmeras tarefas domésticas e desempenha um conjunto de atividades económicas que permitem à família a sua sobrevivência e reprodução social. A presente investigação tem por objetivo estudar crianças moçambicanas que ajudam em casa nas tarefas domésticas e que participam de forma ativa nos negócios familiares, de forma a desconstruir a noção da criança africana como “órfã, vulnerável e fora do lugar” impulsionada pela conceção ocidental de infância como uma fase de dependência. A pesquisa incluiu um trabalho de campo desenvolvido entre Novembro e Dezembro de 2012, num bairro periférico da cidade de Maputo, com crianças que desempenham atividades no comércio informal do bairro em análise, e alguns dos seus familiares. No trabalho de campo procurou-se ainda ouvir a opinião de professores e de responsáveis das estruturas administrativas do bairro, bem como de profissionais que em Moçambique trabalham com questões relacionadas com crianças e com os cuidados da primeira infância. A metodologia usada foi de carácter qualitativo através de pesquisa e análise bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, conversas informais e observação. Este estudo focaliza-se no quotidiano das crianças, nomeadamente na forma como estas organizam o seu dia-a-dia combinando o trabalho, o estudo e as brincadeiras. Os resultados da pesquisa revelaram que estas crianças são agentes capazes de fazer escolhas e que têm uma participação ativa nas estratégias económicas das famílias. Através das atividades que desempenham as crianças apreendem todo um conjunto de mecanismos que lhes serão úteis para se “desenrascarem” na sua vida futura.
In Mozambique like in many African societies, children are an important source of help for their families. The child is considered as an able and responsible family member and so has in his charge innumerous domestic chores while also plays a set of economic activities that allows the social reproduction and economic survival of the family. This research aims to study Mozambican children at home whom help with household chores and participate actively in family businesses, in order to deconstruct the notion of the African child as "orphaned, vulnerable and out of place" driven by the Western conception of childhood as a stage of dependency. The survey, conducted between November and December 2012, in a suburb of Maputo, covers children who are active in the informal trade, of the neighborhood studied, and some of their family members. During the fieldwork this investigation sought to still hear from teachers and directors of administrative structures in the neighborhood, as well as professionals in Mozambique working on issues related to children and the early childhood stage. The methodology was qualitative in nature through research and literature review, semi-structured interviews, informal conversations and observations. This study focuses on the daily lives of children, particularly in the way they organize their day-to-day combining work, study and play. The survey results revealed that these children are agents capable of making choices and have an active participation in the economic strategies of households. Through the activities they perform, children get to learn a whole set of important mechanisms that will be useful in their future life as adults.
Designação do grau: Mestrado em Estudos Africanos
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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