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http://hdl.handle.net/10071/6696
acessibilidade
Title: Práticas de leitura da população portuguesa no início do século XXI
Authors: Neves, José Soares da Silva
Orientador: Santos, Maria de Lourdes Lima dos
Keywords: Práticas culturais
Práticas de leitura
Portugal
Inquérito extensivo à
Cultura de leitura
Classe de leitores
Categoria socioprofissional
Tipologia ACM
Inquérito à ocupação do tempo
Reading culture
Reading class
Cultural practices
Reading practices
Quantitative survey
Social class
ACM typology
Budget-time survey
Issue Date: 2011
Citation: NEVES, José Soares da Silva - Práticas de leitura da população portuguesa no início do século XXI [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6696>.
Abstract: A presente tese caracteriza a população portuguesa no início do século XXI quanto às práticas de leitura e traça os perfis sociais dos vários tipos de leitores. Fundada na sociologia da leitura e na perspectiva teórica de Wendy Griswold, na qual os conceitos de cultura de leitura e classe de leitores são fulcrais, analisa-se ao longo da pesquisa as práticas de leitura e, em particular, a leitura como prática cultural, em suportes impressos, livros, jornais e revistas. Tendo em conta a generalização das novas tecnologias de informação nas sociedades contemporâneas procura-se identificar as suas implicações nas práticas de leitura. Para além das práticas declaradas caracteriza-se a cultura de leitura portuguesa de acordo com os processos de socialização e as representações da leitura. A partir dos comportamentos face à leitura, dos tipos de leitores e dos perfis sociais procurase chegar a uma definição, ancorada na categoria socioprofissional e operacionalizada segundo a tipologia ACM, da classe de leitores portuguesa, de acordo com a hipótese de que esta se aproxima da categoria profissionais técnicos de enquadramento, ou, dito de outra forma, das novas classes médias. A estratégia metodológica seguida é quantitativa extensiva e inclui uma perspectiva diacrónica nacional e uma outra comparativa internacional. O núcleo central da análise é o inquérito A Leitura em Portugal realizado em 2006/2007 no Observatório das Actividades Culturais, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, com base numa amostra representativa da população com 15 e mais anos residente no continente.
This thesis characterizes the reading practices of the Portuguese population in the beginning of the XXI century and outlines the social profiles of reader types. Focusing on sociology of reading and adopting the theoretical perspective of Wendy Griswold - in which the concepts of reading culture and reading class are central - we analyze reading practices (and reading as cultural practice) regarding printed books, newspapers and magazines. Considering the spread of new information technologies in contemporary society we attempt to identify its implications for reading practices. Apart from the declared practices, we characterize the Portuguese reading culture according to the socialization processes and reading representations. Starting from reading behaviors, reader types and their social profiles we seek to arrive at a definition of Portuguese reader class. This definition is rooted in the socio-professional category operated according to the typology ACM and is founded in the hypothesis that reading class is approaching the category of professional technical framework, or, put another way, the new middle classes. The methodological strategy is quantitative extensive and includes two perspectives: the national diachronic and the international comparative. The main core of the analysis is the survey Reading in Portugal (A Leitura em Portugal) commissioned by PNL - National Reading Plan and conducted in 2006/2007 by the Observatory of Cultural Activities based on a representative sample of mainland Portuguese population aged 15 and over.
Description: Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Sociologia na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10071/6696
ISBN: 978-989-732-430-7
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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