Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6644
acessibilidade
Title: O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas
Authors: Can, Amina Bi
Orientador: Ferreira, Aristides
Martinez, Luís
Keywords: Relação consultor-empresário
Transferência de conhecimento
Mudança organizacional
Formação-ação
Consultant-entrepreneur relationship
Knowledge transfer
Organizational change
Action
Learning
Issue Date: 2013
Citation: CAN, Amina Bi - O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6644>.
Abstract: O estudo analisa o modo como os fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem influenciam o processo de transferência de conhecimentos e, verifica qual o contributo da transferência para gerar comportamentos de mudança nos empresários de PME. O comportamento de mudança é também verificado através da mediação do comprometimento afetivo e normativo. A investigação partiu da aplicação de um questionário Online a 144 empresários que participaram no programa MOVE PME entre 2009 e 2010 e permitiu concluir, por um lado, uma forte influência da variável transferência de conhecimento para a mudança e por outro, uma relevância global dos fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem para transferir conhecimentos. Comprovou ainda que a mudança nos empresários depende significativamente da motivação extrínseca e do comprometimento normativo, muito mais do que da motivação intrínseca e do comprometimento afetivo. A confiança no consultor, a partilha de valores e normas e formas de abordagem dos problemas demonstraram ser também, elementos determinantes para promover comportamentos de mudança nos empresários.
This study examines how the communicational, motivational and learning factors influence knowledge transfer and verifies the knowledge transfer´s contribute for generating behavior change in SME entrepreneur´s. The change behavior is also verified through the mediation of affective and normative commitment. The research resulted from an Online questionnaire conducted within 144 entrepreneurs who participated in the MOVE SMEs Program (Action-Learning Program) between 2009 and 2010. It was concluded that there is a strong influence of the variable transfer of knowledge to promote change, and also, that globally, communicational, motivational and learning factors are relevant to explain the transfer of knowledge between consultants and entrepreneurs. Moreover, it is shown that the change in business depends significantly on extrinsic motivation and normative commitment rather than intrinsic motivation or affective commitments, which are not considered to be good predictors neither for change nor for transferring of knowledge. Trusting the consultant and sharing the same values and norms and ways of approaching problems are also proven to be critical factors for promoting behavior change in business.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6644
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_v.final_Amina Can_2013.pdf578.2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.