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http://hdl.handle.net/10071/6614
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Title: O modelo de negócio de um turismo da natureza
Authors: Silva, Ana Rosa Vinhas Rocha da
Orientador: Ferreira, Rui
Keywords: Natureza
Turismo
Proximidade e requinte
Nature
Tourism
Proximity and refinement
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Ana Rosa Vinhas Rocha da - O modelo de negócio de um turismo da natureza [Em linha]. Lisboa: ISCTE.IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6614>.
Abstract: O turismo é a área económica com mais potencial em Portugal devido à nossa diversidade paisagística, à vasta costa marítima, à dimensão da comunidade lusófona à história dos nossos séculos e à arte de bem receber. Somos subtis, simpáticos e cheios de histórias para contar. Os números do Instituto Nacional de Estatística comprovam economicamente esta oportunidade de negócio. Em 2011 houve um ascendente turístico mundial de 4,6%, e um de 6,1% na Europa, quanto a Portugal (INE, 2011, p. 4), “De acordo com os dados do Banco de Portugal, as receitas provenientes da atividade turística aumentaram 7,2%, tendo a Balança Turística Portuguesa apresentado uma evolução positiva significativa.” O país precisa que o turismo seja um factor de dinamização da economia, um meio de contribuição para a modernização, uma ligação entre o país e o mundo e, finalmente, um mecanismo de valorização das nossas potencialidades naturais e culturais (Brito, 2004). Aqui surge então a ideia de associar a natureza ao prazer que os promotores sempre demonstraram em receber. Aqui surge então o conceito de Turismo da Natureza, distinguido no PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo) (Ministério da Economia e Inovação, 2007) e que traz ao mercado uma série de benefícios (Antemare, 2005, p. 8), entre eles, uma “... melhor qualidade dos serviços prestados, dada a proximidade entre promotores e clientes; divulgação e valorização dos produtos (e património) de uma região;...(uma) maior ligação entre a actividade agrícola e a actividade turística... (uma) dinamização do...tecido económico, com especial incidência em pequenas e médias empresas locais; (e uma) divulgação e sensibilização das populações residentes e dos visitantes para a preservação dos valores naturais.” Este plano de negócio estuda um modelo de dinamização do Turismo da Natureza adaptável a vários terrenos, um de pequena dimensão e que ofereça um serviço de requinte. Seleccionámos um terreno na Reserva Natural do Estuário do Sado como o primeiro exemplo de implementação, planeando ao pormenor as parcerias envolvidas, as possibilidades de arquitectura, a sua estrutura financeira e outros pormenores fundamentais do desenho deste modelo, o qual irá depois ser utilizado como uma base para a expansão para outros terrenos.
Tourism is the economic field with more potential in Portugal due to our landscape diversity, the vast coastline, the size of the Lusophone community, the history of our centuries of existence and the art of hospitality in which we are masters. We are subtle, friendly and full of stories to tell. Numbers from the INE (National Statistics Institute) economically reinforce this business opportunity. In 2011 there was a rise of world tourism of 4.6%, and in Europe of 6.1%, in what refers to Portugal (INE, 2011, p. 4), "According to data from the Bank of Portugal, the revenue from the tourism activity increased by 7.2%, which means that the Portuguese Tourist Scale has had a significant positive development." The country needs tourism to be a booster of the economy, a means of contributing to the modernization, a link between the country and the world, and finally a mechanism for enhancing our natural and cultural patrimony (Brito, 2004). That’s the background behind the idea of associating nature to the pleasure that the promoters always have demonstrated in receiving. Here then arises the concept of Nature Tourism, distinguished in PENT (Portuguese National Strategic Plan for Tourism) (Ministério da Economia e Inovação, 2007), which brings to the market a range of benefits (Antemare, 2005, p. 8), among others a " .. better quality of services, given the proximity between promoters and customers, (a) dissemination and use of regional products (and assets); ... (a) closer connection between agricultural activity and tourism ... (the) boosting of the economy, with a particular focus on small and medium sized local businesses (and the) disclosure and awareness of residents and visitors to the preservation of natural values. "This business plan studies a dynamic model of Nature Tourism, adaptable to various lands, a small-sized one that offers a refined service. We selected a site in the Reserva Natural do Estuário do Sado (the Sado Estuary Natural Reserve) as the first example of implementation, planning in detail the partnerships involved, the possibilities for architecture, its financial structure and other common details of the model design, which will then be used as a basis for expansion into other lands.
Description: Projecto de Mestrado em Gestão Cultural / JEL classification code: Q01
URI: http://hdl.handle.net/10071/6614
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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