Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6614
Autoria: | Silva, Ana Rosa Vinhas Rocha da |
Orientação: | Ferreira, Rui |
Data: | 2012 |
Título próprio: | O modelo de negócio de um turismo da natureza |
Referência bibliográfica: | Silva, A. R. V. R.(2012). O modelo de negócio de um turismo da natureza [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6614 |
Palavras-chave: | Natureza Turismo Proximidade e requinte Nature Tourism Proximity and refinement |
Resumo: | O turismo é a área económica com mais potencial em Portugal devido à nossa
diversidade paisagística, à vasta costa marítima, à dimensão da comunidade lusófona
à história dos nossos séculos e à arte de bem receber. Somos subtis, simpáticos e
cheios de histórias para contar.
Os números do Instituto Nacional de Estatística comprovam economicamente esta
oportunidade de negócio. Em 2011 houve um ascendente turístico mundial de 4,6%, e
um de 6,1% na Europa, quanto a Portugal (INE, 2011, p. 4), “De acordo com os
dados do Banco de Portugal, as receitas provenientes da atividade turística
aumentaram 7,2%, tendo a Balança Turística Portuguesa apresentado uma evolução
positiva significativa.”
O país precisa que o turismo seja um factor de dinamização da economia, um meio de
contribuição para a modernização, uma ligação entre o país e o mundo e, finalmente,
um mecanismo de valorização das nossas potencialidades naturais e culturais (Brito,
2004). Aqui surge então a ideia de associar a natureza ao prazer que os promotores
sempre demonstraram em receber.
Aqui surge então o conceito de Turismo da Natureza, distinguido no PENT (Plano
Estratégico Nacional do Turismo) (Ministério da Economia e Inovação, 2007) e que
traz ao mercado uma série de benefícios (Antemare, 2005, p. 8), entre eles, uma “...
melhor qualidade dos serviços prestados, dada a proximidade entre promotores e
clientes; divulgação e valorização dos produtos (e património) de uma
região;...(uma) maior ligação entre a actividade agrícola e a actividade turística...
(uma) dinamização do...tecido económico, com especial incidência em pequenas e
médias empresas locais; (e uma) divulgação e sensibilização das populações
residentes e dos visitantes para a preservação dos valores naturais.” Este plano de negócio estuda um modelo de dinamização do Turismo da Natureza
adaptável a vários terrenos, um de pequena dimensão e que ofereça um serviço de
requinte. Seleccionámos um terreno na Reserva Natural do Estuário do Sado como o
primeiro exemplo de implementação, planeando ao pormenor as parcerias envolvidas,
as possibilidades de arquitectura, a sua estrutura financeira e outros pormenores
fundamentais do desenho deste modelo, o qual irá depois ser utilizado como uma base
para a expansão para outros terrenos. Tourism is the economic field with more potential in Portugal due to our landscape diversity, the vast coastline, the size of the Lusophone community, the history of our centuries of existence and the art of hospitality in which we are masters. We are subtle, friendly and full of stories to tell. Numbers from the INE (National Statistics Institute) economically reinforce this business opportunity. In 2011 there was a rise of world tourism of 4.6%, and in Europe of 6.1%, in what refers to Portugal (INE, 2011, p. 4), "According to data from the Bank of Portugal, the revenue from the tourism activity increased by 7.2%, which means that the Portuguese Tourist Scale has had a significant positive development." The country needs tourism to be a booster of the economy, a means of contributing to the modernization, a link between the country and the world, and finally a mechanism for enhancing our natural and cultural patrimony (Brito, 2004). That’s the background behind the idea of associating nature to the pleasure that the promoters always have demonstrated in receiving. Here then arises the concept of Nature Tourism, distinguished in PENT (Portuguese National Strategic Plan for Tourism) (Ministério da Economia e Inovação, 2007), which brings to the market a range of benefits (Antemare, 2005, p. 8), among others a " .. better quality of services, given the proximity between promoters and customers, (a) dissemination and use of regional products (and assets); ... (a) closer connection between agricultural activity and tourism ... (the) boosting of the economy, with a particular focus on small and medium sized local businesses (and the) disclosure and awareness of residents and visitors to the preservation of natural values. "This business plan studies a dynamic model of Nature Tourism, adaptable to various lands, a small-sized one that offers a refined service. We selected a site in the Reserva Natural do Estuário do Sado (the Sado Estuary Natural Reserve) as the first example of implementation, planning in detail the partnerships involved, the possibilities for architecture, its financial structure and other common details of the model design, which will then be used as a basis for expansion into other lands. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Cultural |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_vinhas_silva.pdf | 14,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.