Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/6610
Author(s): | Silva, Maria Emília da Costa e |
Advisor: | Ávila, Patrícia |
Date: | 2012 |
Title: | Regresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idade |
Reference: | Silva, M. E. C.(2012). Regresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6610 |
Keywords: | Aprendizagem ao longo da vida Educação e formação de Adultos Educação não formal Universidade da Terceira Idade Envelhecimento ativo Lifelong learning Adults education and training Non formal education University of third age Active ageing |
Abstract: | O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender, à luz da
temática da aprendizagem ao longo da vida, como se processa a educação dos idosos
num contexto institucional de uma Universidade da Terceira Idade (UTI). Tendo em
conta que estas instituições praticam um modelo de programa educacional que difere do
tradicionalmente adotado no sistema formal, nomeadamente em contexto escolar e
universitário, iremo-nos debruçar no estudo da educação não formal, sendo o nosso
principal objetivo contribuir para a compreensão os processos de educação e formação
orientados para a população sénior. A nossa finalidade é perceber como se processa a
aprendizagem não formal nas atividades desenvolvidas pelos alunos inscritos numa UTI
e quais os motivos que os levam a procurar este tipo de instituições. Para isso, realizou-se
um estudo de caso que nos permitiu analisar esta problemática mais de perto. The goal of this investigation is to understand, according to the apprenticeship during our life, how does it work the aged education in an institutional context of an University of Third Age. So considering that these institutions brush up on a method completely different of those used by a formal system specially in a school and university context, we will go into in a non-formal educational study in what our mainly purpose is to contribute to the understanding of the process of education and training for senior population. Our purpose is to understand how does it work the non-formal learning activities undertaken by students enrolled in an Elderly University and what are the reasons that take them to choose this kind of institutions. Consequently, for that reason had been realized a case study that allowed us to check into this more closely. |
Degree: | Mestrado em Sociologia |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_maria_costa_silva.pdf Restricted Access | 497,98 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.