Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6610
acessibilidade
Title: Regresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idade
Authors: Silva, Maria Emília da Costa e
Orientador: Ávila, Patrícia
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Educação e formação de Adultos
Educação não formal
Universidade da Terceira Idade
Envelhecimento ativo
Lifelong learning
Adults education and training
Non formal education
University of third age
Active ageing
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Maria Emília da Costa e - Regresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idade [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6610>.
Abstract: O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender, à luz da temática da aprendizagem ao longo da vida, como se processa a educação dos idosos num contexto institucional de uma Universidade da Terceira Idade (UTI). Tendo em conta que estas instituições praticam um modelo de programa educacional que difere do tradicionalmente adotado no sistema formal, nomeadamente em contexto escolar e universitário, iremo-nos debruçar no estudo da educação não formal, sendo o nosso principal objetivo contribuir para a compreensão os processos de educação e formação orientados para a população sénior. A nossa finalidade é perceber como se processa a aprendizagem não formal nas atividades desenvolvidas pelos alunos inscritos numa UTI e quais os motivos que os levam a procurar este tipo de instituições. Para isso, realizou-se um estudo de caso que nos permitiu analisar esta problemática mais de perto.
The goal of this investigation is to understand, according to the apprenticeship during our life, how does it work the aged education in an institutional context of an University of Third Age. So considering that these institutions brush up on a method completely different of those used by a formal system specially in a school and university context, we will go into in a non-formal educational study in what our mainly purpose is to contribute to the understanding of the process of education and training for senior population. Our purpose is to understand how does it work the non-formal learning activities undertaken by students enrolled in an Elderly University and what are the reasons that take them to choose this kind of institutions. Consequently, for that reason had been realized a case study that allowed us to check into this more closely.
Description: Trabalho de projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Sociologia
URI: http://hdl.handle.net/10071/6610
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
1. capa.pdf28.92 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
2 parte.pdf34.48 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
3. documento tese final 1.pdf272.87 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
4 anexos 1.pdf169.32 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.