Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6602
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, Susana M.-
dc.contributor.authorSousa, Diva Cristina Esteves de-
dc.date.accessioned2014-03-12T11:48:18Z-
dc.date.available2014-03-12T11:48:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-08por
dc.identifier.citationSousa, D. C. E. (2013). Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6602pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6602-
dc.description.abstractO presente estudo pretende contribuir para a compreensão da relação entre o engagement no trabalho e o desempenho de comportamentos extrapapel, enquanto dimensão das virtudes cívicas do Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB-Organizational Citizenship Behavior). Os objetivos do estudo foram: (1) investigar a relação entre o engagement no trabalho, o desempenho extrapapel e a customização do trabalho docente; (2) investigar o potencial papel mediador da customização do trabalho docente na relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Recorreu-se a uma amostra de 84 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que preencheram um questionário no final do 1.º e do 3.º período no ano letivo de 2011/2012. Consistentes com as nossas hipóteses, os resultados mostram que quanto maior o índice de engagement no trabalho, maior é o desempenho extrapapel e maior é a customização do trabalho docente; quanto maior é customização do trabalho, maior é o desempenho extrapapel; e a customização do trabalho medeia a relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Estes resultados revelam-se como um novo impulso ao estudo da dinâmica dos processos psicológicos, em contexto escolar, que determinam os resultados individuais dos professores, os resultados organizacionais da escola e dos alunos. Sugere-se um maior envolvimento por parte das lideranças escolares para que sejam delineadas estratégias que fomentem o engagement no trabalho e o desenvolvimento de comportamentos de customização do trabalho no professor.por
dc.description.abstractThe present study aims to be a contribution to understand the relationship between work engagement and performance of extra-role behavior, as a dimension of civic virtues of OCB (Organizational Citizenship Behaviour). The objectives of the study were: (1) investigation on the relationship between work engagement, performance of extra-role behaviors and job crafting of teaching, (2) investigation on the potential mediating role of teaching job crafting in the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. The sample - 84 teachers from the region of Lisbon and Tejo Valley, teaching the 2nd and 3rd public basic education cycles - filled out a questionnaire at the end of the 1st. and 3rd. school terms of 2011/2012. Consistently with our hypotheses, the results showed that the higher the work engagement indexes, the better the performance of extra-role behaviors and higher the job crafting of teaching; also the higher the job crafting is, the better the performance of extrarole behavior; so job crafting mediates the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. These results show up as a new impetus to the dynamics of psychological processes in school settings study, which determine the teacher individual results and the school and students organizational outcomes. It is suggested a greater involvement of the school leaders in the outlining of strategies that foster the development work of teacher behavior job crafting.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEngagement no trabalhopor
dc.subjectEntusiasmo no trabalhopor
dc.subjectJob craftingpor
dc.subjectCustomização do trabalhopor
dc.subjectDesempenho extrapapelpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectWork engagementpor
dc.subjectOCBpor
dc.subjectExtra-role performancepor
dc.subjectSchoolteacherspor
dc.titleEngagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalhopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201063409-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Emoções-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diva_esteves_sousa.pdf248,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.