Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6602
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tavares, Susana M. | - |
dc.contributor.author | Sousa, Diva Cristina Esteves de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-12T11:48:18Z | - |
dc.date.available | 2014-03-12T11:48:18Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-08 | por |
dc.identifier.citation | Sousa, D. C. E. (2013). Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6602 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/6602 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da relação entre o engagement no trabalho e o desempenho de comportamentos extrapapel, enquanto dimensão das virtudes cívicas do Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB-Organizational Citizenship Behavior). Os objetivos do estudo foram: (1) investigar a relação entre o engagement no trabalho, o desempenho extrapapel e a customização do trabalho docente; (2) investigar o potencial papel mediador da customização do trabalho docente na relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Recorreu-se a uma amostra de 84 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, da região de Lisboa e Vale do Tejo, que preencheram um questionário no final do 1.º e do 3.º período no ano letivo de 2011/2012. Consistentes com as nossas hipóteses, os resultados mostram que quanto maior o índice de engagement no trabalho, maior é o desempenho extrapapel e maior é a customização do trabalho docente; quanto maior é customização do trabalho, maior é o desempenho extrapapel; e a customização do trabalho medeia a relação entre o engagement no trabalho e o desempenho extrapapel. Estes resultados revelam-se como um novo impulso ao estudo da dinâmica dos processos psicológicos, em contexto escolar, que determinam os resultados individuais dos professores, os resultados organizacionais da escola e dos alunos. Sugere-se um maior envolvimento por parte das lideranças escolares para que sejam delineadas estratégias que fomentem o engagement no trabalho e o desenvolvimento de comportamentos de customização do trabalho no professor. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to be a contribution to understand the relationship between work engagement and performance of extra-role behavior, as a dimension of civic virtues of OCB (Organizational Citizenship Behaviour). The objectives of the study were: (1) investigation on the relationship between work engagement, performance of extra-role behaviors and job crafting of teaching, (2) investigation on the potential mediating role of teaching job crafting in the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. The sample - 84 teachers from the region of Lisbon and Tejo Valley, teaching the 2nd and 3rd public basic education cycles - filled out a questionnaire at the end of the 1st. and 3rd. school terms of 2011/2012. Consistently with our hypotheses, the results showed that the higher the work engagement indexes, the better the performance of extra-role behaviors and higher the job crafting of teaching; also the higher the job crafting is, the better the performance of extrarole behavior; so job crafting mediates the relationship between work engagement and performance of extra-role behaviors. These results show up as a new impetus to the dynamics of psychological processes in school settings study, which determine the teacher individual results and the school and students organizational outcomes. It is suggested a greater involvement of the school leaders in the outlining of strategies that foster the development work of teacher behavior job crafting. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Engagement no trabalho | por |
dc.subject | Entusiasmo no trabalho | por |
dc.subject | Job crafting | por |
dc.subject | Customização do trabalho | por |
dc.subject | Desempenho extrapapel | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Work engagement | por |
dc.subject | OCB | por |
dc.subject | Extra-role performance | por |
dc.subject | Schoolteachers | por |
dc.title | Engagement no trabalho e desempenho extrapapel: o papel da customização do trabalho | por |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.identifier.tid | 201063409 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia das Emoções | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_diva_esteves_sousa.pdf | 248,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.