Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/6599
Author(s): | Alves, Cláudia Patrícia da Cruz |
Advisor: | Ramalho, Nelson |
Date: | 2009 |
Title: | Criação de climas de aprendizagem organizacional: os papéis da comunicação, confiança na administração e cumprimento do contrato psicológico |
Reference: | Alves, C. P. C. (2009). Criação de climas de aprendizagem organizacional: os papéis da comunicação, confiança na administração e cumprimento do contrato psicológico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/6599 |
Keywords: | Confiança na alta administração Comunicação organizacional -- Organizational communication Clima de aprendizagem Contrato psicológico Trust on the board Learning climate Psychological contract |
Abstract: | O clima de aprendizagem organizacional é essencial numa economia de conhecimento.
O papel que a confiança organizacional, as práticas de comunicação organizacional e o
cumprimento do contrato psicológico desempenham na criação de um contexto baseado na
aprendizagem organizacional é o objectivo deste estudo. Prevemos que exista uma mediação
da confiança na alta administração e do contrato psicológico na relação entre a comunicação e
o clima de aprendizagem.
A amostra é composta por 342 colaboradores de uma empresa do sector dos transportes
e os testes foram realizados através de um modelo de equações estruturais.
Os resultados evidenciam uma mediação total entre as práticas de comunicação
organizacional, a confiança na alta administração e o clima de aprendizagem organizacional,
mas não em relação à variável contrato psicológico.
Os resultados são conclusivos à luz da relevância teórica evidenciada no âmbito deste
tema, e adicionalmente introduzem uma variável nesta relação que remete para o papel que a
confiança na alta administração desempenha em contextos organizacionais de aprendizagem. The learning organizational climate is essential in a knowledge economy. The present paper intends to study the role of the organizational trust, psychological contract and organizational communication on the development of a learning organizational climate. We hypothesize that there is a mediating effect of the trust on the board and of the psychological contract on the organizational communication and the learning organizational climate. The sample is composed by 342 employees of a Portuguese transport company and the model was tested by means of structural equations. Findings indicate a total mediating effect of the trust on the board between the organizational communication and the learning organizational climate, but no significant effects were found for the psychological contract. Results are conclusive and supportive of the theoretical relevance of the study, and additionally, a relevant variable is introduced in this relation thus showing the importance that trust on the board has on the creation of learning organizational climates. |
Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_claudia_cruz_alves.pdf Restricted Access | 33,31 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.