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http://hdl.handle.net/10071/6579
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Title: Coreografias da amizade: estilos de vida e segregação entre os jovens do break dance da Maré (Rio de Janeiro)
Authors: Raposo, Otávio Ribeiro
Orientador: Cordeiro, Graça Índias
Kuschnir, Karina
Keywords: Break dance
Hip hop
Juventude
Favela
Segregação
Sociabilidade
Identidade
Antropologia urbana
Estilo de vida
Breakdancing
Youth
Segregation
Sociability
Identity
Urban anthropology
Life style
Issue Date: 2013
Citation: RAPOSO, Otávio Ribeiro - Coreografias da amizade: estilos de vida e segregação entre os jovens do break dance da Maré (Rio de Janeiro) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6579>.
Abstract: Na Maré, bairro do Rio de Janeiro formado por dezasseis favelas, encontra-se um dos mais fortes núcleos de dançarinos de break dance da cidade. Num meio onde os confrontos armados entre as fações do tráfico de drogas e a ação truculenta da polícia impõem constrangimentos à circulação dos moradores, esses dançarinos têm conseguido romper as dinâmicas de segregação. Várias vezes por semana, mais de quarenta jovens da Maré reúnem-se para treinar break dance em diferentes locais do bairro. Sem o controlo de professores, são eles que definem a lógica dos ensaios (locais de encontro, movimentos a ensaiar e músicas), num ambiente de intensa sociabilidade. A adesão à dança incentiva os b-boys a transpor as fronteiras da Maré. Alargam, assim, as suas redes de amizade e acedem aos múltiplos repertórios, saberes e estilos de vida presentes na cidade. Os dançarinos da Maré encontraram no break dance (e no hip hop) um modo criativo e eficaz de cultivar a sua subjetividade, partilhando estéticas, valores e símbolos que contrariam a atomização da vida urbana. É uma forma prazerosa e coletiva de buscar reconhecimento e dignidade, que os torna integrantes de uma prestigiante cultura global. Nesse processo, criam identidades positivas que contestam os estigmas e dispositivos de confinamento que os querem manter isolados e anónimos nos “territórios de pobreza”. Respeitados no circuito de hip hop, os b-boys da Maré utilizam a performance e a imaginação para desafiar simbolicamente as relações de hegemonia, de forma a subverter o seu lugar na hierarquia social.
In Maré, a Rio de Janeiro neighborhood, composed of sixteen favelas (shanty towns), exists one of the strongest cores of breakdancers in the city. In an atmosphere where armed conflicts between drug trafficking gangs and the truculent police action impose constraints on the customary life of the residents, these dancers have managed to break the dynamics of segregation. Several times a week, over forty young people from Maré, gather round to practice breakdancing in different places of the neighborhood. Without the control of teachers, they are who delineate the purpose of the rehearsals (venues, rehearsing movements and music), in an environment of intense sociability. The adherence to this dance encourages b-boys to cross the borders of Maré. Enlarging, this way, their friendship networks and accessing to multiple repertoires, knowledge and life style existing in the city itself. The dancers from Maré have found in breakdancing (and in hip hop) a creative and effective way to cultivate their subjectivity, sharing aesthetic, values and symbols that contradict the atomization existing in every metropolitan area. It is an enjoyable and collective way to seek recognition and dignity, becoming members of a prestigious global culture. In this process, they create positive identities that challenge the stigma and confinement devices that want to keep them isolated and anonymous in the so called "poverty areas". Respected in the hip hop circuit, the Maré b-boys make use of performance and imagination to defy symbolically the hegemony relations in order to subvert their place in the social hierarchy.
Description: Doutoramento em Antropologia
URI: http://hdl.handle.net/10071/6579
Thesis identifier: 101247940
ISBN: 978-989-732-387-4
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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