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http://hdl.handle.net/10071/6552
Autoria: | Genebra, Magda Raquel Pereira |
Orientação: | Marques, Susana Henriques |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Winning in a crisis: checkouts model as a way of business growth at Mars Portugal |
Referência bibliográfica: | Genebra, M. R. P. (2012). Winning in a crisis: checkouts model as a way of business growth at Mars Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6552 |
Palavras-chave: | Strategy Retail market Customer centricity Shopper marketing Opportunities |
Resumo: | This project aims to develop a case study with the subject of winning in a crisis, an opportunity
that a company has in this controversial times, including the implications that this type of
strategy option can bring to the company, and what requirements and considerations it should
consider before embark on this option.
In this context, the case applies to the reality of a multinational company, MARS Portugal, and
an expanding industry with high competitiveness, exploring impulse purchase products in the
Checkout area of a Hyper and Supermarket (Checkouts). The opportunity of initiate this path is
huge and there is a chance of growing the business by exploring new areas inside the stores via
extra visibility of the products. On the other hand the impulse purchase of this kind of products
is not, so far, threatened and the companies which lead the market are asleep and comfortable
because they think this market is They are not potentiating this area and
category. Mars Portugal presents a value proposition very strong with the most remarkable
brands in terms of chocolate, Gum & Sugar products.
Mars have seen this as a great opportunity and started to work on it in the end of 2010.
This case requires the consideration of the main challenges presented to companies operating in
this industry, particularly Mars, and is also a useful tool to learn about the topic of creativity
inside companies and the exploration of news ideas in a crisis context.
It is expected that students learn about this theme by reading and analyzing data, to draw
conclusions and to propose strategies to increase the brand's competitive position in the market. Este projecto visa desenvolver um estudo de caso com o objectivo de ganhar em tempos de crise, isto é, que oportunidade tem uma empresa nestes tempos controversos, incluindo as implicações que este tipo de opção estratégica possa trazer para a mesma e ainda quais os requisitos e considerações que se deve considerar antes de tomar uma decisão e embaracar na dita opção. Neste contexto, o caso aplica-se à realidade de uma empresa multinacional, MARS Portugal, a uma indústria em expansão, com alta competitividade, explorando produtos de compra por impulso na área terminal de pagamento de um hiper e supermercado (Checkout). A oportunidade de iniciar um caminho como este é enrome e há um chance de crescimento do negócio, explorando novas áreas no interior das lojas através de uma maior visibilidade dos produtos. Por outro lado, a compra por impulso deste tipo de produtos não está, até agora, ameaçada e as empresas que lideram e dominam o mercado estão de certa forma confortáveis, porque consideram que esse mercado é "propriedade sua". Neste momento não estão a potenciar as categorias desta área. A Mars Portugal apresenta uma proposta de valor muito forte com marcas notáveis nos segmentos de pastilhas elásticas, chocolate e ainda caramelos. A Mars de facto já analisou esta oportunidade e começou a trabalhar na mesma no final de 2010, trazendo excelentes resultados para ela própria e para a categoria como um todo. Este caso requer a consideração dos principais desafios apresentados às empresas que operam neste sector, em particular à MARS Portugal, sendo ainda uma ferramenta últil para aprender sobre o tema da critividade dentro das empresas e à ecploração de novas ideias num contexto de crise. Espera-se que os alunos aprendam sobre o tema através da leitura e análise dos dados, que tirem conclusões e que proponham estratégias que aumentem a posição competitiva da empresa no mercado. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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