Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6419
Author(s): Nogueira, Filipe
Advisor: Pereira, Renato
Date: 2013
Title: Otium: projeto inovador no mercado da informação sobre o lazer
Reference: Nogueira, F.(2013). Otium: projeto inovador no mercado da informação sobre o lazer [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6419
Keywords: Lazer
Informação
Negócio -- Business
Crowdsourcing
Comércio eletrónico -- E-commerce
Leisure
Information
Abstract: A presente dissertação apresenta a análise da viabilidade do projeto empresarial da Otium, o qual visa assegurar atividade de intermediação entre a procura de alternativas e as ofertas disponíveis, no mercado do lazer. Pretende-se que quem que procura alternativas de lazer encontre informação sobre as ofertas existentes. Deseja-se que as empresas possam utilizar os serviços da Otium para divulgar e publicitar as suas propostas. O objeto da Otium é concretizado através de uma plataforma informática, disponível na internet em forma de site e de aplicações para smartphone/tablet. A atividade da Otium situa-se no mercado da informação sobre o lazer, que está relacionado com o mercado de lazer, mas que é distinto deste, pelo que ambos foram objeto de análise, a qual permitiu constatar da dispersão e fragmentação do primeiro e da crescente segmentação do segundo, com a correspondente especialização das ofertas. O negócio assenta numa estratégia de diferenciação que utiliza a participação dos clientes na construção da informação disponível (crowdsourcing), a personalização das sugestões, a abrangência e profundidade da informação apresentada e a componente móvel da plataforma informática. A criação do modelo de negócio da Otium envolveu a realização das análises externa e competitiva, a definição da estratégia de desenvolvimento, o estabelecimento do marketing mix e a formulação plano de implementação, que são apresentados de forma sucinta. A avaliação financeira efetuada conclui, em praticamente todos os cenários admitidos, da viabilidade do projeto.
This document presents the feasibility analysis of the business project Otium, which aims to ensure intermediation activity between the demand for alternatives and the available proposals in the leisure market. It is intended that those seeking leisure alternatives find information about existing offers. Another goal is that companies can use the services of Otium to disseminate and publicize their proposals. The intermediation objective of Otium is achieved through a computer platform, available on internet in the form of website and applications for smartphones and tablets. The activity of Otium resides in the market for information on leisure, which is related to the leisure market, although different. Both were subject of analysis, which allowed us to verify the dispersion and fragmentation of the first and the growing segmentation of the second. The business is based on a differentiation strategy that uses customer participation in the construction of the information available on the site (crowdsourcing), generation of customized leisure suggestions, the focus on the breadth and depth of information presented and the mobile component of the computing platform. The creation of the business model of Otium involved the external and competitive analysis, the definition of development strategy, the tuning of the marketing mix and elaboration of the implementation plan, which are presented succinctly. The financial assessment concludes the project feasibility in almost all of the scenarios foreseen.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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