Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6300
Autoria: Santos, Filipa Alexandra Carvalho dos
Orientação: Leão, João
Data: 2012
Título próprio: Análise intra-industrial identificação de grupos estratégicos e explicação da rendibilidade das empresas de engarrafamento de águas minerais e de nascente
Referência bibliográfica: SANTOS, Filipa Alexandra Carvalho dos - Análise intra-industrial identificação de grupos estratégicos e explicação da rendibilidade das empresas de engarrafamento de águas minerais e de nascente [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6300>.
Palavras-chave: Concorrência
Grupos estratégicos
Dinâmica empresarial
Sector do engarrafamento de aguas minerais e de nascente
Competition
Strategic groups
Entrepreneurial dynamics
Mineral and spring water bottling industry
Resumo: Os grupos estratégicos são a metodologia utilizada para a análise e compreensão da dinâmica empresarial numa indústria, em que as empresas suas constituintes são agrupadas de acordo com as semelhanças ao nível da sua estratégia. Ao oferecer informação personalizada acerca da concorrência, a identificação dos grupos estratégicos torna-se importante na formulação da estratégia e sucesso de uma empresa. Com o presente estudo intra-industrial pretende-se analisar o ambiente competitivo no sector das águas engarrafadas, identificar as estratégias seguidas pelas empresas que constituem a indústria, agrupá-las e analisar o seu desempenho, de modo a aferir qual (is) o(s) factor (es) determinantes da performance e sucesso. Trata-se então de uma pesquisa de carácter qualitativo e quantitativo, de cariz exploratório e descritivo, tendo por base o desenvolvimento de múltiplos casos de estudo. Foram analisadas 17 empresas das 32 que constituem o sector em Portugal, e com base na análise de conteúdo, pela via de definição de categorias temáticas de observação e triangulação de informação foi construída uma base de dados. Para averiguar qual a configuração topológica da indústria de engarrafamento de águas foi aplicada a análise de correspondências múltiplas e a análise de clusters. Trata-se então de uma indústria madura, que nos últimos anos assistiu a um forte crescimento, fruto das alterações nos hábitos de consumo. É representativa na indústria alimentar e balança comercial. As suas empresas optam por estratégias de diferenciação do produto, de foco no cliente e criação de notoriedade da marca constituindo a antiguidade e prestígio da empresa a grande barreira do sector e o principal factor de rendibilidade.
The methodology used for the analysis and comprehension of an industry’s entrepreneurial dynamics is the strategic groups, in which companies are grouped according to their levels of strategy. Once personalized information about industry’s competitors is provided, the identification of the strategic groups becomes an important factor for the formulation of a company’s strategy, as well as for its success. This study intends to analyze the competitive environment in the bottled water sector, to identify the strategies adopted by the companies within this industry, to group them and analyze their performance, in order to unveil the crucial factors for the company’s performance and success. Based on the development of multiple case studies, a qualitative and quantitative research was conducted through both exploratory and descriptive approaches. For this research, 17 out of the 32 companies within this industry were analyzed. Based on content analysis and through the definition of theme categories of observation and triangulation of information, a database was constructed. Then, multiple correspondence analysis and cluster analysis were applied in order to determine the topological configuration of the water bottling industry. It was possible to conclude that this is a mature industry, which in recent years has been experiencing a strong growth as a result of changes in consumption habits. It is representative in the food industry and trade balance. The companies within this industry adopt strategies of product differentiation, client focus and creation of brand awareness, being the seniority and the company’s prestige great barriers of the sector and main factors of profitability.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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