Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6272
acessibilidade
Title: O sucesso das startups em tempo de crise
Authors: Barroca, João Pedro Tomásia
Orientador: Ferreira, Rui
Keywords: Empreendedorismo
Start-up
Science4You S.A
Cestos da Aldeia Lda
Entrepreneurship
Issue Date: 2012
Citation: BARROCA, João Pedro Tomásia - O sucesso das startups em tempo de crise [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6272>.
Abstract: Esta tese será constituída por um enquadramento teórico no âmbito do Empreendedorismo, e pela análise de duas empresas Start-up. Sendo o título desta tese, O Sucesso das Empresas Start-up em Tempo de Crise, o mesmo será comprovado, pelo sucesso alcançado pela Sience4You S.A e a Cestos da Aldeia Lda. No que diz respeito ao enquadramento teórico, são abordados os principais conceitos e teorias, sobre Empreendedorismo e o Empreendedor. Em particular, foi analisado o estado do Empreendedorismo em Portugal, bem como o Empreendedorismo Familiar. Por outro lado, são alvo de estudo, as motivações subjacentes ao Empreendedorismo e os principais motivos, que levam à cessação da atividade empreendedora. Para além disso, as Políticas Públicas que visam, promover o Empreendedorismo em Portugal, serão igualmente abordadas, nomeadamente o novo Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação (+e+i), criado pelo atual Governo Português, sendo que, a coordenação está a cargo do CNEI – Conselho Nacional Para o Empreendedorismo e Inovação. Outro tema chave abordado nesta tese, tem por nome as Start-up em Portugal. São estudados também, os apoios existentes no nosso País, para a criação de empresas desta natureza. Após o estudo do enquadramento teórico, foi realizada uma análise, sobre as duas empresas Start-up que me propus estudar, sendo elas, a Science4You S.A e a Cestos da Aldeia Lda. Neste ponto, a metodologia utilizada, consistiu no recurso a entrevistas presenciais, aos fundadores das Start-up, em questão. Esta análise está constituída, por diversos pontos, iniciando por uma apresentação de ambos os empreendedores, bem como das suas respetivas empresas. Neste seguimento, foi realizado um diagnóstico interno, uma análise S.W.O.T, o planeamento de objetivos e a estratégia de Marketing-Mix. Ao nível da evolução financeira, foi realizada uma análise desde o ano de fundação das empresas, até aos dias de hoje, com base numa previsão fornecida pelos seus fundadores.
The structure of my master’s thesis consists of a theoretical framework in the context of entrepreneurship and an analysis of two start-up companies. The Success of Start-up Business in Time of Crisis, as the title of this thesis, was proven by the success achieved by Sience4You S.A and Cestos da Aldeia Lda. The main concepts and theories of Entrepreneurship and Entrepreneur were approached regarding the theoretical framework at an early stage. In particular, the state of entrepreneurship in Portugal was analyzed as well as the Family Entrepreneurship. Besides, the subject of study comprises the underlying motivations for Entrepreneurship and the main reasons that lead to the cessation of entrepreneurial activity. Moreover, public policies that aim to promote entrepreneurship in Portugal, were also addressed, including the new Strategic Programme for Entrepreneurship and Innovation (+ E + I), created by the current Portuguese government and which coordination is the responsibility of CNEI - National Council for Entrepreneurship and Innovation. Another key issue discussed in this thesis, consists of the Start-up companies framework. In addition, the supports for the creation of such companies existing in my country were also studied. After studying the Entrepreneurship theoretical framework, an analysis on the two Start-up companies, Science4You SA and Cestos da Aldeia Lda was carried out. This analysis has several points, beginning with a presentation of entrepreneurs and their respective companies. Following this, several tasks were accomplished like a diagnostic procedure, a SWOT analysis, an objetive planning and a marketing mix strategy. At the financial development level, an analysis since the companies` founding, date up to today, was performed based on a forecast provided by their founders.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6272
Designation: Mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.